Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Politicas Economicas
Introdução
Pretende-se com este estudo apresentar e relacionar os principais objetivos de política econômica e seus instrumentos. Inicialmente, destaca-se a importância do estudo da macroeconomia na sociedade. Seu amplo impacto nas relações sociais e econômicas justifica seu estudo. Crescimento econômico, estabilidade do nível de preços e igualdade de renda são objetivosalmejados por qualquer país que avança rumo ao desenvolvimento sustentável. Entretanto, os governos utilizam-se de políticas econômicas para alcançar e/ou manter esses objetivos. Os três grandes instrumentos de política macroeconômica podem ser na esfera monetária, fiscal ou cambial. A política monetária refere-se ao controle da oferta monetária, a política fiscal, a preparação e execução doorçamento público e a política cambial ao controle e influência na definição da taxa de câmbio (valor da moeda local).

1 Caracterização de Macroambiente Econômico
O domínio do conhecimento acerca do macroambiente econômico é de suma importância para empresários, homens de negócio, tomadores de decisão e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o político, oprofissional, pois os acontecimentos que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos. A macroeconomia propõe-se a responder questões tais como: Qual o motivo de tanto desemprego? Por que o Brasil é deficitário no Balanço de Pagamentos? A inflação poderá voltar? O que fazer para baixar a taxa de juros? Assim, pode-se dizer que as medidas adotadas no âmbito da política econômica (abordagemmacroeconômica) afetam de maneira intensiva a vida do cidadão comum. Uma decisão de elevação do depósito compulsório (abordado no decorrer deste estudo) pode interferir diretamente na renda, no emprego, nas vendas, e conseqüentemente na vida dos agentes econômicos.
MERCADO FINANCEIRO Página 2

FACULDADE MATO GROSSO DO SUL-FACSUL
MERCADO FINANCEIRO Prof. Jairo GR de Oliveira

Diferenciandomicroeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral. Uma analogia bastante comum para esta diferenciação é comparar o estudo econômico ao estudo de uma floresta. Diz-se que, ao estudar uma floresta, está sendo realizado um estudo microeconômico se a preocupação estiver voltada paraas árvores e animais de cada espécie, de forma isolada. Por outro lado, se o estudo é macroeconômico a preocupação estará voltada para a floresta como um todo, e nas várias inter-relações entre os animais e as plantas da floresta. Apesar do aparente contraste existente entre a micro e a macroeconomia, elas não são antagônicas e muito menos excludentes, sendo a diferença apenas uma questão de focode estudo. Inclusive muito do estudo macroeconômico se respalda em conclusões obtidas na esfera microeconômica, e vice-versa. Portanto, além desses enfoques não serem contraditórios, são também complementares, pois as manifestações ocorridas no mundo externo, principalmente as resultantes da ação do Governo na economia, terminam por afetar o dia-a-dia do mundo microeconômico.

2 O que sãoPolíticas Econômicas?
Entendem-se como políticas econômicas, as ações tomadas pelo Governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos. É papel do Governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setor público, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema, procura atuar sobre determinadasvariáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população. A exemplo do que foi comentado, é comum encontrar, no jornalismo econômico, notícias a respeito da elevação ou redução da taxa de juros. Todavia, essas alterações nos juros são determinadas pela atuação do Governo sobre outras variáveis (neste caso – oferta de moeda). Essas modificações nos juros buscam...
tracking img