Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO





BRUNO VINÍCIUS DE SOUSA LOPES CAVALCANTE









RESUMO E SÍNTESEBelém – Pará
2012
BRUNO VINÍCIUS DE SOUSA LOPES CAVALCANTE











RESUMO E SÍNTESE







Trabalho acadêmico apresentado ádisciplina Metodologia Científica da Universidade da Amazônia, sendo orientado pela Dra. Prof. Maria de Fátima Fonseca.








Belém – Pará
2012
PROCESSO DE CONQUISTA DA AMAZÔNIA
Acolonização da Amazônia que hoje corresponde aos estados do Amazonas e do Pará, foi estimulada pelas preocupações de garantir a posse e o acesso ao rio Amazonas e impedir a presença derivais de outrospaíses. A base de ocupação se deu através do extrativismo vegetal e do apresamento indígena. O extrativismo vegetal consistiu na exploração das chamadas “drogas do sertão”: cacau, guaraná, borracha, urucu,salsaparrilha, castanha-do-pará, gergelim, noz de pixurim, baunilha, coco, etc. Por isso, a escravidão tinha ali um terreno desfavorável, pois a exploração da Amazônia dependia do bom conhecimento daregião. Daí a importância dos índios locais que serviam de guias. A forma predominante que caracterizou a integração da Amazônia ao conjunto da economia colonial foi o estabelecimento das missõesjesuíticas, que chegaram a aldear perto de 50 mil índios.
A participação dos Jesuítas foi de fundamental importância no processo de ocupação da Amazônia, pois contribuíram decisivamente para oconhecimento, a evangelização da Amazônia e aculturação dos índios, nos séculos XVII e XVIII. Em paralelo com as ações militares e administrativas lusitanas, as atividades catequéticas e evangelizadorasdesenvolvidas por franciscanos, carmelitas, mercedários e, principalmente, jesuítas foram essenciais no povoamento e na consolidação do domínio português na Amazônia.
Sebastião José de Carvalho e Melo, o...
tracking img