Trabalhinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 9 – Administração de Operações

O núcleo central de qualquer organização é seu sistema de operações, responsável pela transformação dos insumos em produtos ou serviços concretos. Por meio de uma administração competente desse processo de transformação, as organizações tornam-se mais eficientes, mais produtivas e capazes de oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades deseus clientes.

9.1 – Fundamentos da administração de operações

A área de operações é responsável por materializar as necessidades e os desejos dos clientes por meio da gestão do processo de transformação de insumos e recursos em produtos e serviços concretos.

9.1.1 – Conceito de administração de operações

A administração de operações pode ser definida como a área da administraçãoresponsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação de insumos em produtos.
O processo de transformação envolve todas as atividades que contribuem para transformar os insumos em produtos e serviços.

9.1.4 – Organizações como sistemas de operações

Insumos
* Pessoas
* Tecnologia
* Capital
* Equipamentos
* Materiais
* Informação
Ambienteexterno

Saídas
* Produtos
* Serviços

Processo de transformação


Os insumos podem ser classificados como recursos de transformados ou de transformação:

* Recursos transformados: compostos de materiais, informações e consumidores, que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma.
* Recursos de transformação: recursos que agem sobre os recursos transformados,tais como trabalhadores envolvidos no processo de transformação, as instalações, os equipamentos e a tecnologia usados no processo de transformação.

Existem vários tipos de processo de transformação:

* Processamento de materiais: os materiais podem ser processados de diversas formas, por exemplo, por meio da alteração de suas propriedades físicas (empresas industriais), de sua localização(empresas transportadoras) e pela estocagem (armazém ou hipermercado).

* Processamento de consumidores: os consumidores também podem ser processados de diversos modos, pela alteração de sua localização (empresas de viagens), mudança de estado físico ou psicológico (clínicas médicas) ou pela acomodação (hotéis e pousadas).

Por fim, as saídas do processo de transformação são os bens ouserviços que a empresa produz.

9.1.5 – Prioridades competitivas da administração de operações

As prioridades estratégicas da administração de operações podem ser mensuradas pelo alcance de cinco objetivos de desempenho:

Custo

Reduzir os preços tem dois efeitos contraditórios: aumenta a demanda por produtos ou serviços e reduz a margem de lucro da organização. Dessa forma, para podercompetir com base no preço a empresa precisa diminuir os custos de suas operações.

Qualidade

Produtos e serviços de alta qualidade garantem maior satisfação do consumidor e permitem maior diferenciação da empresa perante os concorrentes. A competição baseada na qualidade engloba duas dimensões que devem ser consideradas pela administração de operações. A primeira refere-se ao projeto para o altodesempenho, que inclui atributos superiores, pequenos níveis de tolerância, maior durabilidade do produto ou serviço, assistência, conveniência, segurança, etc. A segunda dimensão envolve a consistência da qualidade, ou seja, a medida da freqüência com que os produtos ou serviços cumprem as especificações fornecidas pela empresa. Ex: Brastemp
Rapidez

A rapidez reduz os estoques de produtosem processo e o risco da organização. A competição baseada na rapidez deve levar em conta três dimensões: a rapidez de entrega; a rapidez da operação interna e a velocidade de desenvolvimento - rapidez com que um produto ou serviço é introduzido no mercado, ou seja, o tempo gasto entre a geração da idéia, o projeto final e a produção. Ex da última dimensão: Apple – Ipod

Confiabilidade

A...
tracking img