Trabalhando com pessoas com altas habilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As teorias e pesquisas recentes sobre o desenvolvimento humano ainda não oferecem informações científicas suficientes para explicar a origem e o desenvolvimento de uma inteligência superior em crianças superdotadas. Contudo, apesar de não haver um consenso na discussão sobre esta temática, já é possível desmistificar as ideias erronias oriundas do desconhecimento da população acerca dasuperdotação, para que esta classe de crianças seja mais facilmente identificada e assistida de maneira adequada. Desta forma, faz-se relevante um trabalho que esclareça as dúvidas sobre o desenvolvimento de altas habilidades e as características comportamentais de crianças superdotadas. Grande parte das crianças superdotadas não é identificada, principalmente porque a avaliação do nível de inteligência sedá através de testes de QI, que revelam, em geral, altas habilidades acadêmicas. Existem crianças superdotadas nas mais diversas áreas, e o desenvolvimento das habilidades é independente, podendo um indivíduo apresentar divergência entre os níveis das inteligências humanas.

O talento na escola exibe e explicita nos estudantes a capacidade de entender e aprender. Todos os professoresagradecem a chegada de crianças talentosas pois suas atividades intelectuais coincidem com o plano de desenvolvimento curricular previsto. Mas em algumas oportunidades existem alguns alunos cujas condições excepcionais provocam incertezas e também dificuldades na tarefa do ensino. Neste contexto, muitos dos alunos superdotados e talentosos não identificados são “catalogados” como imaturos socialmente eemocionalmente.
Assim, tem-se constatado que uma educação que não se esforce por se adaptar a tais condições pessoais pode provocar desinteresse pelos estudos e desmotivação geral já que os procedimentos pedagógicos utilizados na aula geralmente não são os adequados à rapidez de raciocínio e capacidade de abstração destes alunos.
O sistema educacional, até então, vinha dando pouca atenção àscrianças superdotadas, considerando que muitas nem eram reconhecidas como tais. No entanto, nos dias de hoje, a preocupação com o despreparo dos professores e a busca pela informação sobre a superdotação tem aumentado, pelo menos em teoria. A escola e a sociedade enxergam estes indivíduos como seres privilegiados por possuírem um “talento especial”, mas não admitem que sejam tratados como “criançasespeciais”, isto é, necessitados de uma “educação especial”, assim como aqueles que possuem um grau de inteligência inferior com relação à média.

A “superdotação” é uma capacidade geral composta de fatores intelectuais significativamente mais altos que o grupo médio e o “talento” é considerado como uma capacidade particular em um determinado aspecto cognitivo ou destreza condutual. A estascaracterísticas somam-se fatores não intelectuais (dedicação, força pessoal, vontade de fazer sacrifícios) e fatores ambientais (ressonância positiva familiar e escolar).
As potencialidades destas crianças podem declinar se carecem de apoio cultural e familiar já que ambos são fatores decisivos para seu desenvolvimento integral. O ambiente cultural em relação à escola deve proporcionar umaeducação na qual se desenvolvam as habilidades próprias de cada criança e o ambiente familiar deve favorecer um clima de apoio social e emocional.
Na maioria dos países as crianças superdotadas encontram-se dentro de um sistema educativo que não contempla sua atenção. Por isso existe a necessidade da formação profissional especializada para os educadores a fim de poder atender as demandas relacionadascom procedimentos e instrumentos de identificação, avaliação e intervenção (procedimentos condutuais, cognitivos e psico-sociais mais eficazes neste tipo de população), assim como o assessoramento psico-pedagógico que a escola deve proporcionar à família.
Compreendendo a importância de um estudo sobre a superdotação, a fim de esclarecer as principais dúvidas a respeito do desenvolvimento e...
tracking img