Trabaho sobre colostro - imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O COLOSTRO:
É o 1º 'leite' que a mãe tem. É um líquido super concentrado, que dá num pequeno volume, mas tem o máximo de elementos nutritivos. Isto éimportante num momento em que a sucção do bebê ainda é fraca.
O bebé tem poucas reservas energéticas e o Colostro dá-lhe açucar, glicose imediatamente disponíveis,para o funcionamento das suas células, sem precisar de digestão. O Colostro não precisa de ser transformado a nível do fígado. Ele é logo utilizável.
O bebê tem deadaptar a vida aérea “seca”. O Colostro dos 2 primeiros dias, é uma gelatina muito rica em proteínas e sais minerais, que o ajudam a reter a água e não perdermuito peso.
O bebé tem de lutar contra o frio e o Colostro dá-lhe uma grande ração de gordura para lutar contra o arrefecimento e começar a constituição da sua(manta gorda de proteção).
O bebé tem um sistema de defesa imunitária fraca à nascença e não pode lutar contra as infecções. O Colostro é de uma riquezaexcepcional em anticorpos e em células de defesa anti-infecciosas.
O Colostro muda a sua constituição, de um modo considerável, durante as 3 primeiras semanas, à medidaque o bebé se adapta melhor ao seu meio. É portanto dia após dia o alimento ideal para o bebé.
O bebé ao nascer, tem a porção terminal do seu intestino,repleta de uma pasta escura, o meconio, resíduo da atividade e da renovação das células da mucosa intestinal durante longos meses. Essas primeiras fezes são espessas,abundantes e difíceis de expulsar. O Colostro vai exercer um efeito laxante na motricidade do tubo digestivo e induzir, em algumas horas, uma limpeza intestinal.
tracking img