Trabahlho de socoidoa dadpsdk

2866 palavras 12 páginas
I AFINAL, POR QUE TANTA DIFICULDADE EM LEITURA?

1.1. A Formulação de Hipóteses em Leitura
Para formular uma hipótese em leitura, o leitor passa a por uma verificação de atividades consciente e autocontrolada, confirmando assim o seu desenvolvimento, podendo haver modificações através de acréscimos ou reduções de informações em sua memoria para poder compreender e integrar-se a uma atividade de leitura. O professor precisa incentivar o aluno para o desenvolvimento do conhecimento prévio de seus educandos, procedendo com explicações sobre o que será repassado na leitura sobre o tipo de texto e os objetivos que são pretendidos por ele. Segundo Smith (1999, p. 19-20), somente a informação visual não garante que a leitura seja estabelecida com sucesso. Cita, como exemplo, que, um enunciado em sueco, para um brasileiro, mesmo com o texto diante dos olhos, é difícil de ser entendido (a menos que se conheça sueco).
Para se conhecer um texto, é imprescindível ao leitor o conhecimento de mundo existe uma relação de cooperação entre leitor e texto, tornando dessa forma uma identificação melhor do assunto abordado,
Observa-se, nos estudos que tomam por objeto a leitura, uma ênfase dada ao leitor. É o que se verifica, por exemplo, em Jouve (2002): a "leitura, de fato, longe de ser uma recepção passiva, apresenta-se como uma interação produtiva entre o texto e o leitor. A obra precisa, em sua constituição, da participação do destinatário." (p. 61) <http//www. alb.com. br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/.../COLE_3068.pdf>.Acessado em 10/dez/2012.
Observando alguns estudos que tomam com objetivo trabalhar a leitura e sua compreensão. É o que se verifica, por exemplo, em Jouve (2002): a "leitura, de fato, longe de ser uma recepção passiva, apresenta-se como uma interação produtiva entre o texto e o leitor. A obra precisa, em sua constituição, da participação do destinatário." (p. 61)
O bom leitor pode checar com precisão todas as hipóteses de uma leitura a partir das

Relacionados