Corrida armamentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Sagrado Coração
Professor: Aloísio
Alunos: Eduardo Rodrigues









Trabalho
De
História











Senhor do Bonfim – Bahia
Outubro de 2012Corrida Armamentista
Planeta em Risco
















Senhor do Bonfim – Bahia






Corrida Armamentista

Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duaspotências vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemães e japoneses.

Novos tanques, aviões, submarinos,navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas também haviam sido desenvolvidas novas gerações de armas não convencionais, como armas químicas, que praticamente nãoforam utilizadas em batalha. A Alemanha que desenvolveu a maior indústria de armas químicas do mundo utilizou esses gases mortais em câmaras de gás nos campos de concentração. Algumas armasbiológicas foram testadas, principalmente pelo Japão na China ocupada, mas a tecnologia da época ainda era muito pouco eficiente. O maior destaque ficou com uma nova arma não convencional, mais poderosa quequalquer outra arma já testada até então: bomba atômica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aossoviéticos.

A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os Estados Unidos testavam a primeira bomba dehidrogênio, centena de vezes mais poderosa. A União soviética levaria até 1953 para desenvolver a sua versão desta arma, dando início a uma nova geração de ogivas nucleares menores, mais leves e maispoderosas.

Essa corrida ao armamento era movida pelo receio recíproco de que o inimigo passasse a frente na produção de armas, provocando um desequilíbrio no cenário internacional. Se um deles...
tracking img