Organizacional

Páginas: 2 (261 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
Cultura organizacional
A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador; ela precisa ajustar se a cultura da empresa. Cultura organizacional éum padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu para resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e funciona bem a ponto deser considerado valido e desejável para ser transmitido aos novos membros. Alguns autores vêem a cultura organizacional como o modo costumeiro ou tradicional depensar e fazer as coisas.No fundo, é a cultura que define a missão e provoca a definição dos objetivos da empresa.Na verdade, toda cultura existe em três diferentes níveisde apresentação:artefatos,valores compartilhados e pressuposições básicas.

*Artefatos: São todas as coisas que, no conjunto, definem uma cultura e revelam como acultura lhes dá atenção. Os artefatos são todas as coisas ou evento que podem indicar, por meio visual ou auditivo, como é a cultura da empresa.

*Valores compartilhados:São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e definem as razões pelas quais elas fazem algo.

*pressuposições básicas: São as crençasinconscientes, as percepções, o sentimento e as pressuposições dominantes e nos quais os membros da organização acreditam.

Estes são os principais elementos para se conhecer ecompreender a cultura de uma empresa. Algumas empresas já ultrapassaram de longe a velha cultura de comando e obediência e a substituíram por uma nova cultura deliderança e compromisso. Com isso, as relações entre administradores e subordinados passam a ser cada vez mais diretas,igualitárias e menos burocráticas e formais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organizacional
  • Organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • Organizacional
  • organizacional
  • Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!