Trab1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O relatório apresenta um resumo sobre as atividades e o trabalho de mediação desenvolvido pelo mediador Ronei de Almeida durante a exposição ‘Cadê a Química?’.
Aluno de graduação emEngenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou na exposição no período compreendido entre Dezembro/2011 até Junho/2012, terças e quintas de 8:30 as 14:30 horas e aos sábadosde 10 as 15 horas.
Durante o período de estágio participou de palestras organizadas pela Casa da Ciência como parte do treinamento oferecido ao mediador e realizou o curso “MediaAção em Museus eCentros de Ciências: Teoria e Prática”, com carga horária de 24 horas, oferecido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Atualmente com 20 anos de idade, cursando 4º período da graduação pretende,durante seus estudos, desenvolver projetos voltados à área de bioprocessos, através de trabalhos de iniciação à ciência. Após formação tem como maior desejo atuar no setor Petroquímico, Bioquímico ouSucroalcooleiro. Desenvolvendo produtos, projetando equipamentos e otimizando processos.
2. Mediação
Os museus e centros de ciência são hoje uma das principais ferramentas de educação, divulgação epopularização da ciência e da tecnologia. Na medida em que a importância dessas instituições cresce, mais visível fica o papel central dos mediadores. Com acesso privilegiado ao público, eles são ainterface importante do museu com a sociedade. O mediador tem como função tornar compreensível a mediação como um importante papel que é o de difundir e intermediar as possibilidades e relações deintegração entre o que se expõe e receptor, na compreensão da obra.

3. A exposição ‘Cadê a Química?’
A exposição tinha como ideia central desmistificar a química, mostrar que ela está presente em tudoque nos cerca. Para isso o cenário escolhido foi uma casa, e cada canto dessa casa, de forma lúdica e interativa, foi transformado em um laboratório.
O visitante, como de costume, era recebido na...
tracking img