Trab.embreagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA

TRABALHO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS

EMBREAGENS

EMBREAGENS

Trabalho sobre embreagens apresentado à
Universidade Presidente Antonio Carlos
.

CONSELHEIRO LAFAIETE
MAIO, 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO5

DESCRIÇÃO DO SISTEMA 6

COMPONENTESDE UM SISTEMA AUTOMOTIVO 8

FORMA DE ATUAÇÃO – MECÂNICA 11

FORMA DE ATUAÇÃO – HIDRÁULICA 12

FORMA DE ATUAÇÃO – PNEUMÁTICA13

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA 14

CUIDADOS E MANUTENÇÃO 15
CONCLUSÃO18
REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

Inúmeros sistemas de embreagens, cujo funcionamento é similar, são utilizados em diversos seguimentos industriais como siderurgia,mineração, geração de energia, petroquímica entre outros. O mais conhecido é o sistema de embreagem automotivo, sendo assim, será este o foco de nossa pesquisa.
Quando um automóvel ou elemento de máquina está em movimento e desejamos reduzir sua energia cinética para zero, acionamos um sistema de frenagem. Porém, de forma contrária, se desejamos tirar este automóvel ou elemento de máquina dainércia, aumentando ou reduzindo a sua velocidade, é necessário mudar a relação de transmissão que aciona estes mecanismos por meio de uma embreagem. Sendo assim, um sistema de embreagem tem a finalidade de absorver as variações bruscas de torque do motor e transmitir a energia a uma caixa de transmissão de forma suave e sincronizada.

OBJETIVO

A análise do funcionamento e desempenho dos várioscomponentes de um sistema de embreagem é importante não apenas para interpretar os resultados sobre a eficiência do mecanismo, mas também para futuros projetos de aplicações e melhorias, e ainda, para compreender a necessidade de manutenção e inspeção em determinados pontos. Este trabalho detalhará os tipos de mecanismos e formas de acionamento, assim como o modo de funcionamento dos diversoscomponentes que incorporam o sistema de embreagem automotivo e, desta forma, dará uma visão geral de oportunidades em aplicações de sistemas similares em outros seguimentos industriais.




DESCRIÇÃO DO SISTEMA

Em relação aos automóveis, muitos pensam que a embreagem serve para mudar marchas, mas não é bem isso. A embreagem é um componente tão importante que sem ela o automóvelcom motor de combustão interna não teria existido. A finalidade principal da embreagem é possibilitar unir um corpo em movimento a outro corpo imóvel e isso tem necessariamente de ser feito de maneira progressiva e suave. O “corpo em movimento” é obviamente o eixo de saída do motor em rotação e o segundo, é a transmissão ligada às rodas.
Como função secundária, a embreagem é usada nas trocas de...
tracking img