Trab de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PADRÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

Glaucia Batista de Souza

ASPECTOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA DO
DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET


GOIÂNIA
2012

FACULDADE PADRÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

Érica Christiny Queiroz
Glaucia Batista de Souza

ASPECTOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA DO
DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

GOIÂNIA
2012
1- Aspectos históricos da Filosofia do desenvolvimento deJean Piaget

Compreender os aspectos centrais em torno dos quais se articula a perspectiva epistemológica de Piaget, é um processo no qual abordaremos seu pensamento liberal e sua independência de espírito. Piaget, nasceu em Neuchâtel, uma pequena cidade da Suiça, em 9 de outubro de 1896. Desde a escola primária, ele mostrou-se um excelente aluno. E se destacou como naturalista precose. Em 1915,Piaget se inscreveu na Faculdade de Ciências e obteve em 1917 o prêmio “Leon Du Pasquier”, com seu trabalho intitulado “Realismo e nominalismo segundo à Ciência da vida”. Depois apresentou seu doutorado em filosofia. Participou de várias pesquisas de psicologia infantil evidenciando na criança o caráter egocêntrico do pensamento e uma socialização progressiva que leva ao pensamento lógico eobjetivo. – “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras.”(PIAGET, 1931, p. 429).
O estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual , afetivo emocional e social, do nascimento a idade adulta, atingem seu mais completo grau de maturidade e estabilidade, Piaget,destacou-se pela sua produção contínua de pesquisas pelo rigor científico e pelas suas implicações práticas. Tornou-se co-diretor do instituto Jean Jacques Rosseau em 1932. – “ O objeto nunca se deixa compreender totalmente.” (Piaget, 1935, p.430).
Jean Piaget faleceu em 1980, aos 84 anos de idade, foi antes de tudo um epistemólogo, biólogo de formação. O seu pensamento educativo referia-separticularmente à educação moral, intelectual e a cidadania. Sua obra permanece ainda hoje como uma referência indispensável, tanto para a pedagogia quanto para a didática.“ A posição construtiva ou dialética consiste[...] no seu próprio princípio, em considerar o conhecimento como estando ligado a uma ação que modifica o objeto e que só atinge da transformações introduzidas por essa ação.” ( PIAGET,1967, p. 431).
1.1– Principais conceitos e definições da filosofia de Jean Piaget sobre o desenvolvimento humano.
Principalmente na educação, ele foi e é até hoje uma referência, estudado para compreendermos o desenvolvimento humano e respondermos às perguntas como e porque o indivíduo se comporta de determinadas formas, em determinadas cituações e momento de sua vida. O desenvolvimento humanorefere-se ao desenvolvimento mental e aí crescimento orgânico. É uma construção contínua. Piaget, procura estabelecer ligações de parentesco, que correspondem respectivamente ao desenvolvimento da inteligência ( ou formação gradual das estruturas do pensamento) e à evolução dos conhecimentos científicos.
As grandes etapas do desenvolvimento da inteligência são : a inteligência sensório- motora, opensamento simbólico e depois intuitivo, o pensamento operatório concreto e o pensamento operatório formal. È através destas descobertas, que verificamos a importância do estudo do desenvolvimento humano, conhecendo suas individualidades e diferentes comportamentos.
1.2 – As características filosóficas do desenvolvimento humano de acordo com Piaget.
O desenvolvimento mental é caracterizado peloaparecimento gradativo de estruturas mentais que vão se adaptando e se aperfeiçoando, até o momento em que estando todas elas desenvolvidas, alcançarão um estado de equilíbrio superior em relação à inteligência, à vida afetiva e as relações sociais. Tais estruturas são variáveis, no caso das crianças devemos respeitá-las, pois não são um adulto em miniatura. Apresentam características próprias...
tracking img