Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyotismo

O Toyotismo é um modelo de produçao japones, implantado na fabrica da Toyota nos anos 50, mas que se difundiu mesmo na decada de 70 para fazer frente a crise do modelo fordista. Ele foiaplicado a priori no ramo automobilistico, mas depois foi implantado em outros ramos industriais. Viu-se tambem que o toyotismo poderia ser aplicado no setor de serviços. O Toyotismo nao pode serconsiderado um modelo de produçao fechado que nao comporta variaçoes, as empresas que adotaram esse modelo de produçao mostram o quanto ele pode ser variado sem fugir as suas caracteristicas. Houveramvariaçoes inclusive dentro do proprio Japao.
O modelo de produçao toyotista é baseado na demanda de mercado, de acordo com as vendas dos produtos é que se tem a medida da produçao. Para nao havernecessidade de grandes estoques de mateira prima, os clientes vao recebendo a mercadoria dos seus fornecedores a medida que a produçao vai aumentando, isso se chama just in time externo. Dentro da propriafabrica existem varias seçoes de produçao e uma é cliente da seçao anterior e fornecedora da seçao seguinte, isso ocorre para que nao haja armazenamento interno de materia prima, esse fornecimentodeve ocorrer na medida certa para que uma seçao nao atrase a outra, isso se chama just in time interno.
Uma das caracteristicas do Toyotismo é a implantação de sistemas de controle de qualidade total,onde através da promoção de palestras de grandes especialistas norte-americanos, difundiu-se um aprimoramento do modelo norte-americano, onde, ao se trabalhar com pequenos lotes e com matérias-primasmuito caras, os japoneses de fato buscaram a qualidade total. Se, no sistema fordista de produção em massa, a qualidade era assegurada através de controles amostrais em apenas pontos do processoprodutivo, no toyotismo, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo. O Japão desenvolveu um elevado padrão de qualidade que permitiu...
tracking img