Toyota x ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A maior contribuição de Ford para a administração moderna foi a introdução da linha de montagem e produção em massa, onde foi necessário para tal, a especialização dooperário na realização de determinada tarefa, a linha de montagem era do tipo esteira, onde os veículos iam passando e os operários fixos realizando as mesmas funções. Essemodelo desenvolvido por Ford caracteriza-se pela produção “empurrada”, onde visavam uma maior produção do mesmo item para baratear o processo e aumentar o lucro, com isso secriava enormes estoques. O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais,contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim definitivamente a concepção de industrialização.
O Toyotismo por sua vezintroduziu a flexibilização do trabalhador, reduziu sua especialização, esse era multifuncional, operava até 5 maquinas diferentes no processo, a produção era do tipo “puxada”, amedida que se consumia determinado item esse era fabricado para reposição, modelo adaptado das observações feitas por Toyota e Ohno dos supermercados americanos “Kambam”.Por ser uma produção puxada, não há estoques, tanto de matéria prima quanto de produto acabado.
Nos dias de hoje percebemos que a contribuição de Ford ainda perdura, nosmanuais técnicos, a divisão das funções, criação de estratégia comercial. E até mesmo a produção em série de determinados produtos, apesar de algumas empresas não trabalharemmais com essa última, para poderem conquistar o público com produtos personalizados com sua adequação à demanda.
O Contraponto das duas teorias foi a ênfase nas pessoas
tracking img