Teoria y -tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL IRMÃO PEDRO
























“TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO”









































Nomes: Patrícia Lemos Leite Curso: Contabilidade Turma: 413n


PORTO ALEGRE
2012Taylor


[pic]

O QUE É ADM. CIENTÍFICA?

É um modelo de administração criado por Taylor com intuito de garantir o melhor custo/benefício.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dosmétodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Uma das criticas a administração de Taylor foi Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.SEGUIDORES

Harrington Emerson  (1853-1931) – Um dos principais auxiliares de Taylor – Engenheiro - popularizou a Administração Cientifica, desenvolveu os primeiros  trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados. 
Idealizou 12 princípios para eficiência: UMA DELAS FOI fixar normas padronizadas para as condições do trabalho.

Henry Ford (1863-1947) – Engenheiro – Fundou a Ford Motor Co.Revolucionou a estratégia comercial da sua época. Fabricou o primeiro carro popular, Criou um plano de vendas. 
.
[pic]
Ford Adotou três princípios básicos:
1- princípio da intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.  
 2- principio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volumedo estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vende-lo e recebe-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. O minério sai da mina sábado e entregue sob forma de carro na terça feira à tarde.  
 3- principio de produtividade: consiste emaumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.  





[pic]

FAYOL

Em 1888 assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa da qual estava em falência e a restabeleceu economicamente
Como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, ajudou a criar e divulgar a conhecida gestãoadministrativa: o (POCCC).
Apesar de ter um pensamento ao contrario de Taylor, em que partia seu ponto de vista de cima para baixo, completava a administração. Científica com a teoria clássica.

Seguidores

Luther: teórico de posições menos dogmáticas
Lyndal: ampliou os atos da função administrativa
James: estudioso dos problemas relacionados com a coordenação
Oliver: o único autor da escola clássicaa perceber a responsabilidade social das organizações.

[pic]



[pic]

Teoria x


Esta teoria também assume que os empregados não gostam do seu trabalho, não gostam da mudança, evitam a responsabilidade, não têm ambição e são mais focados em si mesmos do que nos objetivos da organização.
Esta teoria defende que sem a estimulação por objetivos, os empregados não vão trabalhar com muita ambição emrelação ao seu trabalho e vão procurar evitar responsabilidades a todo o custo.



[pic]















Teoria y

 Teoria Y assume ainda que os empregados vão procurar a responsabilidade e comprometer-se totalmente com os objetivos.
Um gestor seguidor da teoria Y acredita que os empregados serão auto-suficientes e procurarão dar o seu melhor no seu trabalho. Também irá acreditar que se os...
tracking img