Toxoplasmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOXOPLASMOSE
 
    O agente etiológico da toxoplasmose é o Toxoplasma gondii, um protozoário de distribuição geográfica mundial. Quase 40% da população tem sorologia positiva, podendo chegar a 60%em algumas regiões. A toxoplasmose pode ser congênita ou adquirida.
 
Toxoplasmose congênita
    A infecção ocorre durante a gestação e é bastante grave, podendo ocorrer aborto ou criançasrecem-nascidas com encefalite, icterícia, urticária, hepatomegalia, coriorretinite, hidrocefalia e microcefalia com alta taxa de mortalidade.
 
Toxoplasmose adquirida
    A infecção ocorre após onascimento ou na vida adulta e é de caráter benigno na maioria das vezes.
 
Morfologia: principais formas:
    -trofozoítos ou taquizoítos: Apresenta-se com forma grosseira de banana ou meia-lua.   Uma dasextremidades é mais afilada e a outra é mais arredondada.   Medem cerca de 4 a 9 micrômetros de comprimento por 2 a 4 micrômetros de largura.   O núcleo é quase central.   Na extremidade mais afiladaestá o oonóide que tem função de penetração.
    -bradizoítos ou cistozoítos: Mede cerca de 100 a 300 micrômetros de diâmetro.   É esférico ou tem o contorno da célula parasitada.   Apresenta umamembrana interna, própria do parasito e uma externa, produzida pela célula parasitada.   Dentro do cisto existe um grande número de Bradizoítos ou Cistozoítos.
    -oocistos: Tem forma oval.   Mede de10 a 12 micrômetros de diâmetro.   Apresenta no seu interior 2 esporocistos e cada um com 4 esporozoítos.
 
*Obs.: Toxoplasma significa corpo em forma de arco.
Habitat
    -taquizoítos: dentro dascélulas, líquidos orgânicos, excreções e secreções, células do SMF, células hepáticas, pulmonares, nervosas, submucosas e musculares.
    -bradizoítos: tecidos musculares esqueléticos, cardíacos,retina, tecido nervoso.
    -oocistos: produzidos nas células intestinais de felídeos não imunes e eliminados com as fezes dos mesmos.
 
Ciclo evolutivo
    -fase assexuada nos tecidos de vários...
tracking img