Toxoplasmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
'Toxoplasmose...
A toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais deestimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetosmal formados.
Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.
O gato e outros felinos, que são os hospedeirosdefinitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nostecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes por um período em média de quinze dias os oocistos não esporulados, sendo queprovavelmente esta será a unica vez durante a vida que esse gato irá eliminar os oocistos não esporulados.
'Transmissão...
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentoscontaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoárioToxoplasma gondii. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante alactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.A toxoplasmose pode ser transmitida do pai para o filho, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de quejá foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas.
'Epidemiologia...
Existe em todo o mundo. Mais da metade da população, mesmo em países...
tracking img