Torio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



O Thorium é um elemento químico radioativo que pode vir a ser usado para gerar energia em grandes quantidades, constituindo assim uma alternativa ao urânio utilizado atualmente em centrais nucleares. Este metal é muito abundante na crosta terreste encontrando-se distribuido por todo o globo de uma forma equitativa.





2. APLICAÇÕES1. Produção energética

Existem diversas maneiras de gerar

energia elétrica com Thorium. A que mais se

evidencia atualmente diz respeito à sua utilização

em reatores recorrendo a fluoreto de thorium Reator LFTR

líquido, pelo que esses reatores se designam apropriadamente de “Liquid-Fluorid Thorium Reator”, ou de forma abreviada, LFTR. De uma forma abreviada, poder-se-àdescrever a produção de energia num reator LFTR do seguinte modo : os reatores utilizam na produção de energia uma mistura de fluretos de Lítio, Urânio e Thorium. O aquecimento dos fluoretos anteriormente referidos, até temperaturas de aproximadamente 400 graus centígrados, leva à sua fusão, acompanhada da libertação de gases. Os gases libertados irão promover o movimento de uma turbina que, porsua vez, irá gerar energia elétrica.



2.2. Outras aplicações

O uso não energético deste metal suscita ainda um crescente interesse nos seus derivados tais como o óxido de Thorium, usado na produção das películas das lâmpadas de incandescência. Devido à sua elevada emissibilidade de eletrões também é muito usado em lâmpadas de descarga, células fotoelétricas, em casos que é necessáriosensibilidade ultravioleta e como emissor de tubos de raios X.

Na industria química, quando corretamente preparado e adicionado, constitui um catalizador bastante ativo para muitos processos, nomeadamente no processo de arrefecimento de inúmeros metais, de entre os quais se poderá destacar o níquel. Esta última aplicação do Thorium torna-o também imprescindível ao nível da indústriaaeroespacial.



3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE THORIUM

Atualmente utiliza-se quase somente Urânio na produção de energia nuclear. O fator preponderante na escolha deste material é a rentabilidade energética, pois a fusão de um átomo de Urânio produz 10 milhões de vezes mais energia do que a que se obteria recorrendo à mesma quantidade de combustíveis fósseis. No entanto, autilização de urânio encontra-se fortemente aliada a fins bélicos, pelo que a utilização de Thorium constitui uma enorme vantagem,na medida em que é uma sustância inerte não reagindo na presença de outras, não podendo assim ser utilizada para provocar qualquer tipo de explosão.

A utilização de Thorium como combustível de centrais nucleares trás benefícios não só energéticos como tambémeconómicos e ecológicos. Pelo facto desta substancia ser muito abundante no nosso meio ambiente e de estar vastamente distribuída por vários continentes, consegue-se alguma independencia relativamente aos combustíveis fósseis amplamente utilizados para produção de energia.

Os reatores LFTR são muito mais seguros, em termos ecológicos, do que os que recorrem ao Urânio, pois não são arrefecidos aágua. Assim, quando ocorre algum acidente, não se corre o risco de contaminar qualquer curso de água, pois não há necessidade de recorrer a recursos hídricos para o normal funcionamento dos reatores. De salientar ainda que estes reatores podem ser uma mais-valia do ponto de vista ecológico uma vez que podem utilizar resíduos tóxicos como aditivos na combustão. Para além disso, alguns dos gasesproduzidos num reator LFTR ainda podem ser reutilizados pela industria química para produção de produtos químicos como, por exemplo, o amoníaco.

Ao usar Thorium como principal combustível deixa de haver a necessidade de infra-estruturas de grande porte, porque torna-se desnecessário criar estruturas que sustentem a elevada pressão fundamental para o arrefecimento do núcleo do reator. Em...
tracking img