Toque voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Toque

O voleibol é constituído de cinco elementos básicos, o toque, saque, manchete, ataque/cortada e bloqueio. O toque de bola é a maneira como tocamos a bola no voleibol. Através dele é feitaa recepção, o passe e o levantamento, de modo que o resultado ofensivo final das jogadas dependerá de recebimento e passe da bola com devida perfeição.
Toque de bola por cima: O toque por cima é ofundamento mais característico do jogo de voleibol, responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. Dessa maneira é importante que se aprenda e compreenda afunção desse fundamento que, apesar de ser de uso típico dos levantadores, vez por outra, os atacantes também são obrigados a utilizá-lo.
Etapas do Toque de bola por cima:
a) Entrada sob a bola:nesta fase inicial, as pernas e braços devem estar semi-flexionados, com a bola acima da cabeça. As pernas além de semi-flexionadas, devem manter um afastamento lateral da largura aproximada dos ombros eum pé ligeiramente á frente do outro. O tronco com uma leve inclinação para frente. Os braços semi-flexionados, de modo a posicionar os cotovelos, um pouco acima da altura dos ombros, lateralmente emrelação ao tronco. As mãos com os dedos quase que totalmente estendidos. Mas de uma forma arredondada (como uma concha) para melhor acomodar a curvatura da bola. Não se aconselha separar demais osbraços. Os dedos polegares e indicadores formarão a figura aproximada de um triângulo. 

b) Execução: no instante do toque à bola, todo o corpo participa. O contato será sutil, com a parte interna dosdedos, com uma flexão dos punhos. Os braços e as pernas estendidos para provocar uma transferência do peso do corpo sobre a perna de trás para frente.
c) Término: o corpo terminará todo estendido.Erros mais comuns:
1- Não entrar debaixo da bola.
2- Não coordenar o movimento de braços e pernas.
3- Posicionamento incorreto das mãos.
4- Posicionamento incorreto dos cotovelos.
5- Falta...
tracking img