Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
CAMPUS PESQUEIRA

GONIOMETRIA



GoniometriaDefinição
É a parte da topografia onde se estuda os instrumentos, métodos e processos utilizados na avaliação numérica de ângulosInstrumentos utilizados
Todo instrumento para medir ângulo chama-se goniômetro, com o exemplo de goniômetro temos: transferidor, grafômetro, pantômetro, azimutal, transito, teodolito,taqueômetro, clinômetro etc.

Goniômetros
O Goniômetro é um equipamento utilizado na medição e na verificação de elementos em formasemicircular ou circular graduada com ângulos de 180º ou 360º, sendo o goniômetro utilizado tanto para medir como para construir ângulos perfeitos.
Existem vários modelos de goniômetro como o goniômetrosimples, chamado de “transferidor de grau” usado para conferir medidas angulares mais simples. A menor divisão possível deste tipo de instrumento é de um grau, sendo possível verificar os ângulos agudo eobtuso presente em determinada figura/objeto.
Usa-se o goniômetro mais especificamente para medir o ângulo entre superfícies refletoras de um prisma, ou de um cristal. Os raios de luz sãodirigidos sobre as superfícies do cristal, refletindo-se pelas faces. O ângulo entre os feixes refletidos então é medido, descobrindo-se assim a medida procurada como o goniômetro.
O goniômetro é tambémutilizado por fisioterapeutas que, com o instrumento, medem a amplitude articular de seus pacientes conhecida como “goniometria”. Esta técnica serve como um diagnóstico capaz de expressar as medidasarticulares, podendo o goniômetro, nesta área, variar de tamanho e formato, transmitindo com precisão as informações necessárias para identificar as capacidades fisicas dos indivíduos avaliados.
Na...
tracking img