Topicos de mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCAS NOVAS
ÍNDICES DE SUCESSO E CRITÉRIOS DE SUCESSO

Com o consumidor tento mais acesso a informação, sendo bombardeado com lançamentos de novas marcas e produtos, seu grau de exigência só vem aumentando, o que torna o desafio ainda maior para as empresas que lançam novas marcas.
Vemos exemplos de empresas antigas, com colocação muito boa no mercado, com forte share e algumas até TOP OFMIND, algumas marcas novas já líder de mercado, mas por outro lado é muito comum marcas desaparecerem no mercado, algumas até recém lançadas. Muitos fatores estão relacionados a esses casos de sucessos e fracassos dessas novas marcas.
Historicamente a criação da marca já existe desde os primórdios da comercialização em média e grande escala, a necessidade de que os produtos fossem identificadosveio com mais força após a revolução Industrial. Já nesse período existia a preocupação com a imitação do produto e para evitar tal fato, o nome do produto, sua identificação, era de suma importância. Sem contar que a forma de comercialização mudara também, já não era tão pessoal, o fabricante não tinha mais influência na hora da venda, pois o mesmo não poderia estar em todos os pontos onde seuproduto seria comercializado, ou seja, o consumidor teria que perceber e associar o produto, mas como? Através de um nome (marca), assim facilitaria a identificação.
Podemos considerar a marca um conjunto de percepções, e todas elas são produtos. Para sua construção são necessários muitos detalhes e pontos de atenção, primordialmente deve ser baseada no consumidor, um outro ponto importante é aconcorrência, na construção da marca os esforços devem ser definidos e avaliados com a comparação, ainda mais no mercado atual que o esforço para inserção de uma nova marca é muito maior devido a quantidade de concorrentes já existentes, alguns já muito tradicionais.
Já o produto para se tornar uma marca é necessário um combinação de benefícios tangíveis e intangíveis, e essa combinação precisa serinteressante, atraente, satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Para que essa combinação aconteça o produto precisa ser funcional, ter superioridade funcional sobre seus concorrentes e essa superioridade ser reconhecida pelos consumidores (tangível), ter valor agregado, que é o benefício mais forte e com maior peso, contribui para decisão de compra de várias formas, como por exemplo aexperiência que o consumidor tem com a marca, referência, credibilidade e aparência. Esses valores são construídos ao longo do tempo.
Para o sucesso de uma marca não é necessário que todos os elementos dos valores agregados sejam consolidados, um exemplo é a Piraquê, uma marca super tradicional, no mercado há mais de 6 décadas, foi uma grande inovadora sendo a primeira indústria brasileira a adotaro pacote como embalagem em um tempo em que os biscoitos eram vendidos em latas, mas de anos pra cá nada muda em suas embalagens, a aparência continua a mesma de décadas, inclusive muito criticadas por designers de embalagens, mas por outro lado é uma marca que possui ótima experiência com o consumidor e é referência em qualidade, com tudo isso é líder absoluta de mercado de biscoitos do Rio deJaneiro e já exporta até para o Japão.
Um exemplo contrário acontece com as marcas de produtos de beleza e cosméticos, por mais que a marca tenha credibilidade, seja funcional, se a aparência não condizer com o que é prometido, a beleza, o produto não será tão bem sucedido, como exemplo podemos citar a Granado e a Phebo, duas marcas do segmento que mantinham seus produtos e embalagens muitoantigos, ambas foram reposicionadas. A virada da Granado começou com a reformulação da embalagem do Polvilho Antisséptico Granado, mantiveram a essência da marca e revitalizaram sua aparência. A reviravolta de Phebo se deu com o resgate da fórmula original do sabonete e do lançamento de perfumes. Entre eles, a linha Águas de Phebo, assinada pela estilista Isabela Capeto. “Queríamos fazer um perfume da...
tracking img