Tomografia Computadoizada

2470 palavras 10 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO ÂNGELO COLOMBO
COLÉGIO IMAGEM
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Tomografia Computadorizada

CRICIÚMA, 2014
ANGIOTOMOGRAFIA:

O exame para estudo vascular recebe o nome de, o prefixo angio refere-se a artérias, porém usualmente utilizamos essa nomenclatura para as análises venosas também, mas o mais correto seria FLEBOTOMOGRAFIA, já que o prefixo flebo é referente á veias.
São indicações da angiotomografia os casos de suspeita de calcificação coronariana; sintomas de doenças do coração; indivíduos com doenças cardíacas instalada; aneurisma cerebral; e verificar eficácia de Stent após cirurgia de ponte safena;

Tomógrafo:
Para análise desses vasos uma tomógrafo com tecnologia multislice de 4.

Contraste: Para o estudo de vaso é obrigatório a administração de meio de contraste por via endovenosa, SOMENTE o Iodo, seja ele iônico ou não.

Protocolo:
Na Angio TC os cortes devem ser finos possibilitando a manipulação pós aquisição sem perda de qualidade.

Espessura do corte:
Aorta torácica e abdominal 2,5mm atende a necessidade. Nas Carótidas e cerebrais é sugerido cortes de 1 mm por serem menores diminuindo a chances de suas reconstruções pós aquisição não serem prejudicadas.

Monitoramento:
Possui a finalidade monitorar a densidade do vaso de acordo com a Unidade ou escala de Hounsfield (HU) e informar quanto houver um aumento dessas que é um indicativo que o meio de contraste esta no vaso de interesse.
É utilizado o Delay que é o atraso entre o início da injeção do meio de contraste até o começo da aquisição dos cortes, é sabido que entre 25 e 30 segundos o meio de contraste esta em fase arterial, mas pode variar dependendo do débito cardíaco.

F.O.V:
O campo de visão deve ser sempre proporcional á estrutura a ser estudada, uma vez que interfere diretamente na quantidade de píxel das imagens. A varredura deve ter início acima do arco da aorta e seu término em nível da asa do ilíaco.

Relacionados

  • radiologia
    2131 palavras | 9 páginas