TOM e TLV

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
A curiosidade acerca dos átomos e seu comportamento é registrada desde os tempos filosóficos da Antiga Grécia. O século passado representou um enorme salto na ciências atômica devido a inúmeras teorias sobre o assunto.
Entre estas teorias estão: a Teoria dos Orbitais Moleculáres (TOM) e a Teoria Eletrônica de Valência (TLV). Ambos discorrem sobre a ligação valente entre os átomose o comportamento dos pares eletrônicos em tais uniões e suas consequências.
Tais visões serão discutidas no trabalho que segue.

TEORIA ELETRÔNICA DE VALÊNCIA (TLV)
Estudada por Walter Heitler, Fritz London, John Slater e Linus Pauling, é a primeira definição dada às ligações valente que levou em consideração os orbitais atômicos fundada em estudos da mecânica quântica.
Trata- se de umateoria que permite calcular os ângulos e os comprimentos das ligações. Além de descrever o compartilhamento de elétrons formando pares por meio da superposição dos orbitais atômicos (OA) em que estes elétrons se encontram, sem que haja perda de suas características individuais.
Segundo a TLV, as ligações são formadas quando há uma superposição dos orbitais dos átomos e, para que esta ocorra,devem existir dois elétrons de spins contrários. Tal sobreposição acontece À medidada que os núcleos se aproximam. Quanto maior a superposição, mais forte a ligação.

CONCLUSÕES DO GRÁFICO:
Observa-se que a energia de interação diminui com o aumento da sobreposição até um momento de distância mínima. Esta energia corresponde exatamente à distância de ligação (comprimento de ligação).
Então temosuma grandeza: Grande aproximação dos átomos produz o aparecimento de forças repulsivas, geradas pelos núcleos dos átomos, que levam a umaumento de energia. Nota-se que as forças de atração entre os núcleos e os elétrons equilibram-se às forças repulsivas (núcleo-núcleo,elétron-elétron).


A imagem ilustra a ligação valente, cujos orbitais atômicos são superpostos.
Quando há a interação deorbitais paralelamente, como as que ocorrem entre orbitais py, gerando ligações duplas ou triplas, há a formação da ligação pi . Esta ligação nunca ocorre sozinha. Por exemplo, se numa molécula há uma dupla ligação a primeira sempre será do tipo sigma e a segunda ou terceira sempre do tipo pi.
COMPARAÇÃO ENTRE AS LIGAÇÕES PI E SIGMA
Uma ligação sigma é mais forte do que a pi em razão dasuperposição de topo ser superior a lateral. E como já visto anteriormente, quanto maior a superposição, mais forte a ligação.

HIBRIDIZAÇÃO DE ORBITAIS
Normalmente, o número de ligações formadas por um átomo é igual ao número de elétrons desemparelhados existentes no estado. Entretanto, há casos em que os átomos podem formar mais ligações que as previstas.
Como o metano CH4, pela distribuição eletrônicado carbono, teríamos apenas duas ligações para o carbono.

A explicação está na hibridização sp3 do carbono que ocorre através de um aexcitação do átomo. Os elétrons emparelhados sçao desemparelhados e promovidos a orbitais vazios adequados. Com isso, o número de elétrons desemparelhados aumenta e, consequentemente, o número de ligações possíveis também.


Situação semelhante também ocorrecom o berílio, boro e nitrogênio.
Esta ineficiência para alguns elementos em que orbitais híbridos se sobrepõem para realizarem ligação covalente colaboraram para o surgimento da Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM) com uma proposta mais abrangente e um pouco mais complexa que a TLV.

Teoria de orbitais moleculares (tom)
Teoria formulada por Robert Mulliken.
A TOM explica a formação deorbitais moleculares (OMs) por meio da sobreposição dos orbitais atômicos, desaparecendo assim os OAs originais. A mecânica quântica explica tal fato por meio das funções de onda, em que descrevem os elétrons em torno dos dois núcleos envolvidos na ligação, obtendo-se duas equações. A primeira representa uma possibilidade de combinação eficaz entre os núcleos, conduzindo à formação do OM com efetiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tlv,tom
  • Aula VSEPR TLV e TOM
  • TLV TOM TCC 2012
  • Tons
  • tom e semi tom
  • Teoria tlv
  • tom jobim
  • Tom trabalhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!