Lista3iam

1372 palavras 6 páginas
1) Descreva os fundamentos mecânico-quânticos das teorias de ligação química (TLV x TOM).
A Teoria da Ligação de Valência (TLV) é uma interpretação da teoria de
Lewis sob o ponto de vista da mecânica quântica. Ela descreve que uma ligação química é um compartilhamento de elétrons de valência através de orbitais atômicos sem a perda das características individuais. Nela, ocorre uma sobreposição de orbitais de valência com elétrons desemparelhados de dois átomos e é então gerada uma região com maior densidade de probabilidade de encontrar elétrons entre os núcleos, onde dois elétrons passam a ocupar simultaneamente os orbitais de valência de ambos os átomos envolvidos. Ao analisarmos as funções de onda, vemos que são possíveis dois tipos de interferência entre os orbitais, nas configurações ligante e os antiligante.
Figura 1 – TLV

A Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM) surgiu como uma alternativa a
TLV. Considera-se, neste modelo, uma aproximação de núcleos atômicos e sobreposição de seus orbitais de valência, que se combinam e formam orbitais moleculares. Diferente da TLV, nesse caso as características individuais seriam perdidas quando os orbitais se combinam, e analisando

as funções de onda seriam formados dois orbitais moleculares, um ligante
(quando é representada uma possibilidade simétrica de combinação) e um antiligante (quando é considerada uma possibilidade assimétrica).
Figura 2 – Orbitais ligante e antiligante

2) Em que consiste o processo de “hibridização” e porque ele é necessário? Quais são os tipos de hibridização do carbono e qual o ângulo formado entre as ligações químicas formadas por estes orbitais? Quais orbitais são combinados nos vários tipos de hibridização?
O Conceito de Hibridização foi criado para explicar algumas ligações observadas empiricamente que não eram compreendidas dentro das teorias existentes. Nesse conceito, ocorre uma interpenetração de orbitais semipreenchidos de um átomo para formarem orbitais híbridos que
possibilitem

Relacionados