Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que vai ser de nossa sociedade se as crianças, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade e de risco, não receberem os cuidados necessários para garantir seu desenvolvimentointegral? Que tipo de pessoas, filhos, futuros pais, profissionais serão formados sem as garantias mínimas de assistência? É o que queremos debater com você neste post.
Um texto publicado pela CAMBIA,associação sem fins lucrativos, idealizada por três doulas voluntárias do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida em Itupeva, SP, chamou nossa atenção. Queremos compartilhá-lo comvocê, profissional da educação, da saúde ou da assistência social, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre o nosso papel profissional na vida dos pequenos brasileiros e nossa atuação cidadã na garantiado direito de todos a uma vida digna e justa, desde a concepção.
A própria CAMBIA cita, no artigo, a definição de Primeira Infância elaborada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV): “Nafecundação e concepção começa uma nova vida. A primeiríssima infância define o desenvolvimento e o futuro dessa vida. É no período da gestação aos três anos que a criança desenvolve seu cérebro, formaseus processos neurológicos, fortalece neurônios e sinapses. Os cuidados e estímulos à criança durante a primeiríssima infância determinam sua aptidão e capacidade de aprender, sua velocidade equalidade de raciocínio, sua criatividade e memória, suas habilidades para relacionar-se, suas competências e comportamentos que valerão para todo seu futuro”.
O que o artigo também nos alerta, com base nasteorias e práticas de especialistas como Oliveira, Lebovici e Winnicott, é que a Neurociência tem enfatizado que os três primeiros anos de vida são para sempre.
Por isso, o chamado trabalho empsicoprofilaxia, ou seja, atividades e recursos da psicologia que promovam o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, seu amadurecimento como indivíduo e sua felicidade, devem começar na...
tracking img