Tms (transport management systems).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 4


2 A gestão de transportes 5


2.1 TMS 6


3 considerações finais 10


4 BIBLIOGRAFIA 11









































INTRODUÇÃO




Os custos da atividade de transporte geralmente representam a maior parte dos custos logísticos das empresas. Muitas empresas estão buscando na terceirização ena adoção de tecnologias de informação formas de reduzir seus custos de transporte. Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes. Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seuproduto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas. Entre estas tecnologias para gerenciar o sistema de transporte, encontra-se o TMS (Transport Management Systems). O qual irá ver a seguir.






































Agestão de transportes





A gestão de transportes é parte essencial de um sistema logístico, sendo a atividade responsável pelos fluxos de matéria-prima e produto acabado entre os elos da cadeia logística.


Segundo Marques (2002), a alta complexidade gerencial, a intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos tornam o transporte a maior conta individual decustos logísticos, que pode variar de um terço (produtos de alto valor agregado) a dois terços (produtos de baixo valor agregado) do total dos custos logísticos das empresas.


Um bom gerenciamento de transportes, segundo Marques (2002), pode garantir melhores margens para a empresa pela redução de custos e/ou uso mais racional dos ativos e um bom nível de serviço para os clientes, pelo aumento dadisponibilidade de produtos e reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.



























1 TMS





Transport Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um software para melhorar a qualidade e produtividade do processo de distribuição. É um sistema que permite controlar a operação e gestão de transportes de formaintegrada. O sistema é dividido em módulos em que pode ser adquirido pelo cliente, perante as suas necessidades.


Podemos citar como módulos específicos de um TMS, as seguintes soluções: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirizadores; Programação de cargas; Controle de tráfego/rastreamento; Atendimento ao cliente, entre outros.


O sistema tem como alvo identificar e controlaros custos relativos a cada operação, sendo importante apontar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e índices de discrepâncias nas entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modeloque melhor se ajusta.


O TMS obtém o mínimo o custo de operação pois nos permite visualizar e controlar todos custos inerentes a gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados internamente e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme cada necessidade desejada. Também aumenta a disponibilidade da frota dentro de sua capacidade, através damanutenção monitorada, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações gerenciais detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.














 Funcionalidades de um TMS


⇒ Manutenção


⇒ Suprimentos


⇒ Controle de fretes de terceiros


⇒ Operação


⇒ Faturamento do transporte


⇒...
tracking img