Artigo de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Paranaense

Os novos desafios e tendências da logística de distribuição e a
Crescente importância do varejo

Alunas: Ana Paula Caetano
Bruna E. S. da Costa
Jéssica Carrilho
Susamar dos Santos
Shana Villanova

Curitiba
2012
Resumo do Artigo: Os novos desafios e tendências da logística de distribuição e a crescente importância do varejo, por Luciano José Pires.

Para o pleno entendimentoda logística e sua aplicação no varejo, é preciso entender primeiramente o que é logística, depois o que é varejo, para que então, seja possível a análise de como elas se integram.
O básico da atividade logística é o atendimento do cliente, uma vez que parte do cliente a geração de uma necessidade e o seu atendimento, pode ser uma oportunidade para uma organização, através de um produto ouserviço. Em relação à definição de varejo, há um consenso entre os pesquisadores e autores desta área ou ligados ao marketing. Existem várias definições de varejo que, na essência, referem-se à comercialização direta aos clientes finais. Apesar da associação do varejo a uma loja ou a um ponto de venda (PDV), a atividade pode ser realizada pelo correio, telefone, televisão, internet ou outra forma. Dentreas diversas tendências citadas por Parente (2000) para o varejo, verifica-se que essas têm alto impacto no sistema de distribuição e assim, na logística. Entre elas:

* Aumento da globalização: grandes grupos aportaram no Brasil com atividades próprias ou em associação com grupos nacionais. Ex.: Pão de açúcar – Brasileiro (associação com o grupo Cassino – francês), Carrefour – francês, Sonae –português (vendida para o Wall Mart em 2007) e Wall Mart – EUA.
* Aumento da consolidação: pequeno número de empresas assumindo uma crescente participação no volume de negócios. Varejo de alimento os 5 maiores, concentravam em 1999 cerca de 40% dos negócios do setor. Em 2005, com a aquisição do Sonae pelo Wall Mart, que passa a controlar também as bandeiras BIG, Mercadorama, faz com que os 3maiores assumam o controle em cerca de 47 a 51%.
* Aumento do poder do varejo: com a concentração, surgem enormes grupos e o poder de barganha junto a fornecedores/fabricantes acentua-se. Os fornecedores/fabricantes passam a ficar cada vez mais vulnerável pela dependência desses grupos, que vem impondo condições de pagamento (quantidade, volume, prazo, descontos, preços), forma de abastecimento(volume, maior giro, menor tempo, etiquetas eletrônicas) e, até gestão e processos que o fabricante deve adotar (lotes de fabricação, volumes, marcas próprias, etc). O crescimento da marca própria sinaliza a disposição que o varejista tem de fidelizar o consumidor e consequentemente, enfraquecer o poder dos fabricantes.
* Parceria e alianças com fornecedores: O objetivo é criar vantagenscompetitivas, pois se torna cada vez mais difícil oferecer valor aos consumidores sem possuir baixo custo e alta eficiência do canal de distribuição. Para atingir esse objetivo, desenvolve-se sistema de resposta rápido: ECR – Efficient Consumer Response (Resposta Rápida ao Consumidor) e QR – Quick Response (Resposta Rápida). Esses exigem parcerias e negociação, pois se tratam de sistemas integrados,onde as informações e dados são em tempo real sob as ações do consumidor no Ponto de Venda (PDV). QR – derivada da “JIT” Just in Time (em tempo certo), aplicada à cadeia de abastecimento. A ideia é baseada no tempo menor, através de sistemas de reposição rápida e eficaz.
* Tecnologia da informação: as novas TI´s (tecnologias de informações) liberam cada vez mais os gestores das atividadesrotineiras e concentra-os em processos de gestão estratégica. Melhoram-se os métodos de gestão, redução dos custos e melhor atendimento às necessidades dos consumidores. Investe-se assim na automatização das lojas: check out (caixas) informatizados, códigos de barras, etiquetas eletrônicas, leitores óticos, reposição contínua, gestão por categoria, transferência eletrônica e fundos, etc.
* Expansão...
tracking img