Tiroxina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PATOS DE MINAS
CURSO DE FARMÁCIA – 2° PERÍODO


ADRIANA BARBOSA
CLÁUDIA REIS
DORVANI MENDES
ÉRICA LIMA
EDNALDO
VERÔNICA OLIVEIRA














TRABALHO DE FISIOLOGIA: Tireóide



















PATOS DE MINAS - MG
2012
ADRIANA BARBOSA
CLÁUDIA REIS
DORVANI MENDES
ÉRICA LIMA
EDNALDO
VERÔNICA OLIVEIRATRABALHO DE FISIOLOGIA: Tireóide








Trabalho apresentado a Faculdade de Patos de Minas, com o pré-requisito na disciplina de Fisiologia do curso de Farmácia 2º período.

Prof.: Ft. Ms. Carla Cristina Andrade.





PATOS DE MINAS – MG
2012
INTRODUÇÃO

No sexo feminino, o hormônio foliculoestimulante desencadeia o crescimento dos folículos. Ocorre o desenvolvimento deum óvulo, em preparação para a fecundação. O hormônio antidiurético é, muitas vezes, chamado de vasopressina pelo fato de que a injeção de grandes doses do hormônio purificado provoca aumento da pressão arterial. A ocitocina também tem função importante sobre o organismo materno, no sentido de favorecer o fornecimento de leite para o recém-nascido, pelo seguinte mecanismo: o leite formado nascélulas glandulares das mamas é secretado, de forma contínua, para os alvéolos das glândulas mamárias e aí permanece até que a criança mame. A tiroxina, é um importante hormônio tiroidal sintetizado pela glândula tireóide e lançado na corrente sanguínea. A sua função é estimular o metabolismo basal das células através de vários mecanismos.
A produção de tiroxina é regulada, de modo quase total, pelohormônio tireoestimulante da glândula hipófise anterior. Para se discutir a regulação da produção de tiroxina, precisamos apenas discutir os fatores que regulam a secreção do fator de liberação de tirotropina.
As causas do hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto, é uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula; falta ou excesso de iodo na dieta.
Já o hipertireoidismo, queé uma doença grave e hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos; bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE

O hormônio tireoestimulante, também chamado de tirotropicina. Controla a secreção da glândulatireóide, produzindo aumento das células tireoidianas, além de suas dimensões e da intensidade com que secretam a tiroxina. A glândula tireóide apresenta tal grau de incapacidade que deixa de secretar qualquer hormônio.

HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓPICO

O hormônio adrenocorticotrópico, também conhecido por ACTH e por corticotropina, controla a secreção dos hormônios do córtex supra-renal por essaglândula. O hormônio adrenocorticotrópico aumenta o número de células no córtex supra-renal e seu grau de atividade.

PROLACTINA

A prolactina é um hormônio secretado pela hipófise durante a gravidez e durante todo o período de amamentação. Esse hormônio estimula o crescimento das mamas, bem como a função secretora de suas glândulas.

HORMÔNIOS GONADOTRÓPICOS

Hormônio foliculoestimulante:No sexo feminino, o hormônio foliculoestimulante desencadeia o crescimento dos folículos. Ocorre o desenvolvimento de um óvulo, em preparação para a fecundação. Esse hormônio também faz com que os ovários secretem os estrogênios. No sexo masculino, o hormônio foliculoestimulante promove o crescimento do epitélio germinativo dos testículos, o que promove o desenvolvimento dos espermatozóides quepodem, assim, fecundar o óvulo.
Hormônio Luteinizante: No sexo feminino, o hormônio luteinizante atua em conjunto com o hormônio foliculoestimulante, faz com que o folículo se rompa, permitindo que o óvulo escape para a cavidade abdominal, de onde passa para a trompa de Falópio, onde pode ocorrer a fecundação. Também faz com que o ovário secrete a progesterona. No sexo masculino, o hormônio...
tracking img