Tipos de verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de verdade: Podemos reunir em dois grupos os tipos de verdade. Um trata da verdade no conhecimento e na sua expressão; o outro se refere à verdade na consciência e na ação.(Daremos exemplos).
a) Verdade no conhecimento e na sua expressão.
Nasce da decepção, da incerteza e da insegurança, por si mesmo, exige que saímos de tal situação readquirindo certezasVerdade lógica ou do pensamento - um pensamento é verdadeiro quando coincide com a realidade. Desta forma o explica a definição clássica: verdade é a adequação do entendido -ou do entendimento- com a coisa.Nestes casos, a comparação estabelece-se entre o pensado e a realidade que é o ponto de referência.
b) Verdade na consciência e na ação.
Autenticidade, coerência ou sinceridade de vida. - Haveráverdade na nossa vida quando atuamos de acordo com aquilo que pensamos que é bom: somos coerentes.
Verdade na consciência. - o que pensamos que é bom será na verdade correto quando coincidir com orealmente bom para os seres de acordo com o seu modo de ser estabelecido pelo Criador.
Argumentos De René Descartes em relação à verdade:
Descartes rejeita que o conhecimento verdadeiro advenha dossentidos e toma a consciência de si como ser pensante, por isso a proposição: “Penso, logo existo”, é a primeira certeza alcançada pela aplicação das regras do Método, é o princípio da Filosofia quebuscava, tomando por primeira regra geral que as coisas concebidas”claras e distintamente” são todas verdadeiras, surgindo aí a primeira regra da verdade, clareza e distinção. Essa ideia por ser clara,possuía uma verdade imediata, era indubitável, e por ser distinta, não podia ser confundida com nenhuma outra.
Através do uso da dúvida como método e certeza como busca Descartes atribuindo à razãohumana a capacidade exclusiva de conhecer e de estabelecer a verdade, sendo ela independente da experiência sensível.
Descartes afirma que todas as coisas devem passar pela dúvida, tendo como método,...
tracking img