Tipos de solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Solos Orgânicos

São chamados solos orgânicos àqueles que contêm uma quantidade apreciável de matéria decorrente de decomposição de origem vegetal ou animal, em vários estágios de decomposição. Geralmente argilas ou areias finas, os solos orgânicos são de fácil identificação, pela cor escura e pelo odor característico. A norma norte-americana classifica como solo orgânico àquele que apresentaLL de uma amostra seca em estufa menor do que 75% do LL de amostra natural sem secagem em estufa. O teor de
matéria orgânica pode ser determinado pela secagem em mufla a 540°C. Solos orgânicos geralmente são problemáticos por serem muito compressíveis. Eles são encontrados no Brasil principalmente nos depósitos litorâneos, em espessura de dezenas de metros, e nas várzeas dos rios e córregos, emcamadas de 3 a 10 m de espessura. O teor de matéria orgânica em peso tem variado de 4 a 20%. Por sua característica orgânica, apresentam elevados índices de vazios, e por serem de sedimentação recente, normalmente adensados, possuem baixa capacidade de suporte e considerável compressibilidade. Em algumas formações, ocorre uma importante concentração de folhas e caules em processo incipiente dedecomposição, formando as turfas. São materiais extremamente deformáveis, mas muito permeáveis, permitindo que os recalques devidos a carregamentos externos, ocorram rapidamente.
Húmus é a matéria orgânica vegetal ou animal, escura, resultante da ação dos microorganismos do solo (fungos e bactérias) que promovem a reciclagem da matéria,
O húmus constitui uma fonte contínua de minerais indispensáveispara o crescimento das plantas.
O húmus dá coesão aos solos arenosos e diminui a coesão dos solos argilosos. Facilita a solubilização dos elementos fertilizantes insolúveis e a circulação do ar e da água. Favorece, ainda, a vida dos microorganismos.
O solo deve sempre ter uma certa quantidade de húmus.
Em relação à quantidade de húmus, os solos são classificados em:
Humíferos — quando possuemde 5% a 10% de húmus.
Humosos — quando possuem de 10% a 20% de húmus.
Turfosos — quando possuem mais de 20% de húmus.

Solos Inorgânicos
O desgaste das rochas e minerais inorgânicos que compõem o solo contribui na formação de colóides inorgânicos. Estes colóides são repositórios de água e nutrientes da planta que estão disponíveis de acordo com suas necessidades. Colóides inorgânicosabsorvem freqüentemente substâncias tóxicas do solo, fazendo um papel de desintoxicação de substâncias que, caso contrário, prejudicariam as plantas. A abundância e o tipo de material coloidal inorgânico no solo são fatores importantes na determinação da produtividade do solo.
A absorção dos nutrientes da planta através das raízes envolve frequentemente interações complexas entre a água e as fasesinorgânicas, este processo é influenciado fortemente pela estrutura iônica do material inorgânico do solo.
Os elementos mais comuns na crosta terrestre são oxigênio, sílica, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio, e magnésio. Assim, os minerais compostos destes elementos - particularmente sílica e oxigênio - constituem a maior fração mineral da terra. Os componentes minerais mais comuns do solo sãodivididos finamente em quartzo (SiO2), ortoclásio (KAlSi3O8), epidote (4CaO.3(AlFe)2O3.6SiO2.H2O), geothite (FeO(OH)), magnetita (Fe3O2), carbonatos de cálcio e magnésio (CaCO3 e MgCO3) e óxidos de manganês (MnO2) e titânio (TiO2).
   Nitrogênio, fósforo e potássio são nutrientes para as plantas, os quais são obtidos através do solo. Eles são tão importantes para a produtividade da colheita quesão comumente adicionados ao solo como fertilizantes.

Nitrogênio
       Na maioria dos solos, mais de 90% do nitrogênio contido é orgânico. Este nitrogênio orgânico é, principalmente, o produto da biodegradação de plantas e animais mortos. Ele é eventualmente hidrolisado à NH4+ (nitrogênio inorgânico), o qual pode ser oxidado à NO3- (nitrogênio inorgânico) pela ação das bactérias presentes no...
tracking img