Tipos de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação do solo

A formação do solo tem inicio no momento em que as rochas entram em contato com o meio ambiente e começam a sofrer transformações .
O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre o material de origem (rochas), que ocupa determina paisagem ou relevo, durante um período do tempo.
Esses elementos (rochas, clima, organismo, relevo e tempo) sãochamados de fatores de formação do solo. Esses fatores são partes do meio ambiente e atuam de forma conjunta.uma combinação de eventos físicos , químicos e biológicos esta envolvida na formação do solo .
Durante seu desenvolvimento o solo sofre ação de diversos processos de formação como perdas, transformações, transporte e adições. Esses processos são responsáveis pelatransformação da rocha em solo .O solo da rocha por ser constituído de uma secessão vertical de camadas (ou horizontes ) que diferem entre si na cor , espessura granulométrica , conteúdos de matéria orgânica e nutrientes .
O tipo de material de origem (tipo de rochas) e o clima determinam o tipo de solo formado.
Esse processo (adições, perdas, transformações e transporte) éresponsável pela formação de todos os tipos de solo existentes.
A formação de solo é um processo lento. Sob condições climáticas, uma matéria de origem de menor resistência pode levar de cem a quatrocentos anos para desenvolver um centímetro de solo. Sob condições climáticas não adequadas e com material de origem mais resistente , pode-se levar centenas ou milhões de anos para formaresta quantidade de solo calcula-se que o solo usados na agricultura demoram de 3000 a 12000 anos para tornarem–se produtivo .
Pequenos animais, bactérias, fungos de plantas também fazem parte do processo biológico de formação do solo. Um dos animais mais importantes é a minhoca. Um hectare de terreno pode ter uma população de minhocas capaz de processar nove toneladas de solo porano
Fungos e bactérias de compositores têm importante participação nos ciclos de muitos minerais, eles, assim como outros animais reduzem o material orgânico a tamanhos menores melhorando a qualidade do solo.
[pic]
Atuação dos organismos de formação do solo

Seqüência do processo de formação de solo: rocha matriz exposta, chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos.com otempo à rocha vai esfarelando se, microrganismo como bactérias algas se depositam nestes espaços, ajuda a decompor a rocha através das substancias produzidas, ocorre acúmulo de água e restas de microrganismo. Organismos maiores como fungos e musgos, solo fica, mas espesso e outros vegetais vão surgindo e pequenos animais, vegetais maiores colonização o ambiente protegidos pela sombra de outrosanimais.
O processo continua ate atingir o equilíbrio, determinado a paisagem de um local.



[pic]

O processo de formação de solos é chamado de intemperismo, ou seja, são fenômenos físicos, químicos e biológicos que agem sobre a rocha e conduzem á formação de partículas não consolidas.
O intemperismo tem sido definido de varias maneiras “fracionamento das rochas”, ”decomposição e alteração dasrochas,” colapso da rocha”, “deterioração da rocha”. Existem três tipos de intemperismo: físico, o intemperismo químico e intemperismo biológico.
O tipo de material de origem e o clima determinam o tipo de solo formado.
Vento é água podem causar a colisão de pequenas partículas, aumentando o imtemperismo. O formato arredondado de cascalhos e de blocos rochosos as margens de cursos De água éprova desse desgaste pelas águas .Alem disso , vento e água removem partículas pequenas para outros locais servirão de material de origem para formação de outros solos .A água das chuvas é ligeiramente ácida , o que pode facilitar a dissolução das rochas.
Outros tipos de organismos, como plantas e pequenos animais (fungo do solo besouro, formiga, caramujo, minhoca, nematóide, ácaros, tatuzinho...
tracking img