Tipos de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA PAULA DOS SANTOS BRAGA

JULIANA DEMARCHI DE MIRANDA E SOUZA

SHEILA ROBERTA ANDRADE PEREIRA



















O SOLO, TIPOS E CORES







Relatório apresentado na disciplina Ciências Naturais B, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.




Professora: Luiza Ishikawa FerreiraPUC-CAMPINAS

2012









1. Introdução

O uso do solo para fins de trabalho e cultivo, o que denominamos agricultura, possibilitou o crescimento populacional de nosso planeta, além de acarretar outros benefícios e prejuízos à humanidade, ao longo de sua história. A partir do desenvolvimento da agricultura, viu-se a necessidade de estudar o solo,compreender os seus diferentes tipos e características. Diante das técnicas agrícolas que imergiram da modernidade, é de suma importância que os alunos do Ensino Fundamental estudem os conteúdos relativos ao solo, trabalhando aspectos como fertilização, irrigação, drenagem, e, com a iminência da degradação do solo, abordem questões como desmatamento, queimadas, erosão e poluição. Mas antes, é necessárioconhecer as estruturas internas do solo, suas diferenciações e classificações.

De acordo com SERRAT,

O solo é o resultado do desgaste das rochas. Os fatores responsáveis por este processo são: o clima (chuva, calor), organismos vivos (plantas, animais), relevo (declividade do terreno), tipos de rochas (mais resistentes ou menos resistentes). (...) O solo compõe-sepor quatro partes misturadas de: ar; água; matéria orgânica; porção mineral (areia, silte, argila). (SERRAT, 2002, p.5)

A Terra é formada por três camadas: litosfera, manto e núcleo. Litosfera é a camada mais superficial, a parte sólida mais externa do planeta, a que chamamos de solo, constituindo a crosta terrestre. O manto é a camada intermediária, formada pelo magma (lava e gases). Por suavez, o núcleo é a camada mais quente, formada de níquel e ferro, localizada na parte central do interior da Terra.

Estudando a litosfera, estudamos o solo e o subsolo, que estão diretamente ligados à sobrevivência dos seres humanos, sendo o solo a camada mais superficial, e o subsolo a mais profunda, compreendida por rochas. Diversos fatores influem no solo, tais como: o tempo, o clima, orelevo, o material de origem e os organismos presentes. E todos esses fatores se relacionam a uma das características do solo: a sua cor.

Segundo LEPSCH,

A cor é a característica normalmente mais notada. Muitos nomes populares de solos são dados em função das respectivas colorações, como por exemplo, “terra roxa”, “terra preta” e “sangue-de-tatu”. As diversastonalidades existentes no perfil são muito úteis à identificação e delimitação dos horizontes e, às vezes, ressaltam certas condições de extrema importância. Solos escuros, por exemplo, costumam identificar altos teores de restos orgânicos decompostos. A cor vermelha está relacionada com solos bem drenados e altos teores de óxidos de ferro (Fe). Por outro lado, tons cinza-azulados indicam solos quepermanentemente tem excesso de água no perfil, como por exemplo, os situados nas baixadas úmidas próximas aos rios e riachos. (LEPSCH, 2002)

Para classificar a cor de um solo, utiliza-se um sistema denominado “Munsell”, que proporciona uma descrição precisa da cor.

Figura 1: Sistema de cores Munsell

Como se vê na figura 1, o sistema de Munsell descreve a cor do solo considerando seumatiz, tonalidade e intensidade.




2. Material e métodos

Para demonstrar as diferentes cores do solo, a classe de Pedagogia do 6º período noturno, elaborou uma colorteca (coleção de cores dos solos). Cada aluno coletou uma porção de terra, em diferentes espaços, trazendo para a sala de aula e fazendo observações/comparações. Fora da sala de aula, foram feitas pesquisas relacionadas...
tracking img