Tipos de rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Rochas Metamórficas - 01
Conceito de Rochas - 01
Tipos de Metamorfismo - 01
Estrutura e Textura das Rochas Metamórficas - 01
Graus de Metamorfismo - 02
Estrutura e Textura das Rochas Metamórficas - 02
Graus de Metamorfismo - 02
Principais Tipos de Rochas Metamórficas - 02
Rochas Sedimentares - 03
Origem - 03
Litificação - 04
Consolidação dos sedimentos - 04
RochasSedimentares Clásticas - 04
Rochas Carbonáticas - 05
Rochas de Origem Química - 05
O solo no Mato Grosso do Sul - 06
Tipos de solo - 06
Cor - 06
Porosidade - 06
Permeabilidade - 06
Textura - 06
Mato Grosso do Sul - 07
Bibliografia - 09

Rochas Metamórficas
Conceito
A rocha passa por alterações na composição mineralógica, com o aparecimento de novas características de ordem estrutural etextural. As novas rochas assim formadas são chamadas metamórficas, e o fenômeno que origina tais transformações é denominado metamorfismo.
A base desse processo metamórfico reside no movimento das placas e no fato dos minerais dependerem de condições físico-químicas. Mudando essas condições, o mineral ganha uma nova forma estável. A circulação do calor no interior da Terra é conseqüência da tectônicaglobal, acompanhando o movimento das placas, resultando em eventos tectônicos de diversas naturezas ao longo de grandes faturas em áreas ativas.

Tipos de Metamorfismo
Metamorfismo Regional: Desenvolve-se em regiões de intenso tectonismo, ou seja, compressões e dobramentos de extensas áreas com temperatura muito elevada.
Metamorfismo de contato: Desenvolve-se ao redor e corpos ígneosintrusivos, que cedem parte de sua energia térmica à rochas vizinhas encaixantes.
Metamorfismo cataclástico: Ocorrem em zonas de movimentação e ruptura na crosta, em faixas extensas e estreitas, junto às zonas de cisalhamento ao longo das falhas.
Metamorfismo de soterramento: Ocorre pela pressão de espessas camadas de sedimentos e/ou rochas vulcânicas em grandes profundidades das bacias sedimentares,onde as temperaturas atingem até 300°C.
Metamorfismo hidrotermal: Esse tipo de metamorfismo ocorre nas bordas de intrusões graníticas, no fundo de bacias onde ocorrem erupções vulcânicas ou ainda em regiões de elevados graus geométricos. As temperaturas variam de 150°C à 350°C.
Estrutura e Textura das Rochas Metamórficas
O metamorfismo, especialmente o regional, pode originar estruturas etexturas novas nas rochas, especialmente por aquelas originadas pelo fenômeno cisalhante, quando as deformações dos minerais e os fenômenos são guiados por condições energéticas e dão origem a minerais achatados e alongados.
A estrutura resultante dessa orientação dos minerais denomina-se estrutura xistosa., que podem apresentar minerais quase imperceptíveis, assemelhando-se bastante aos sedimentos degranulação fina dos quais se originaram. Rochas mais metamorfisadas apresentam cristais bem visíveis, como é o caso dos micaxistos.
Quando o sedimento original é formado por minerais com pouca tendência ao desenvolvimento de formas lamelares por cristalização (quartzo e calcita), as estruturas que se formam são orientadas e denominam-se estruturas granulares.
Quando numa rocha se alternamestruturas xistosas e estruturas granulares, a estrutura resultante é chamada gnáissica, e as rochas que as apresentam, gnaisses.
Outro tipo comum de estrutura nas rochas é aquele resultante não da cristalização, mas sim do esmagamento e do cisalhamento das rochas e minerais, caracterizando-se pela presença de pedaços de rochas e minerais, fragmentados e deformados, envoltos freqüentemente pormaterial finamente moído. A estrutura resultante é chamada cataclástica.
Graus de Metamorfismo
O metamorfismo pode ocorrer com maior ou menor intensidade e ser progressivo em função da profundidade, da temperatura e das pressões onde a rocha é submetida.
No grau mais baixo, chamado epimetamórfico, as rochas tem granulação bastante fina, são formadas principalmente por minerais micáceos muito...
tracking img