Pesquisa algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Discuta as diferenças de amostras de algas de água doce e água salgada.
Apesar de muitas pessoas pensarem que só existem algas que nascem sobre a forma de “planta”, devemos lembrar quemicroalgas existem também em nosso ecossistema.
Elas se dividem em diatomáceas, dinoflageladas e clorofitas.
Existem algas em ambientes de água doce e água marinha.
Em Ecossistemasmarinhos elas servem como fonte de alimento, assim como os fitoplânctos, para outros animais como alguns cetáceos, por exemplo.
Em ambientes de água doce, não há muitos animais que se alimentemdessas algas comparados ao ambiente marinho, devido a esse fato as algas conseguem se reproduzir mais rapidamente, como por exemplo, a água do Dique do Tororó que ao invés de ser incolor, ésimplesmente verde.


2. Quais são os grupos que compõe as algas? Discuta cada um deles.
Euglenophyta: organismos unicelulares com dois flagelos, possuindo em seu interior estrutura chamada estigma,desempenhando função sensorial, proporcionando orientação a partir de uma fonte luminosa. Podem, conforme a baixa disponibilidade de luz, inativar seus cloroplastos, realizando nutriçãoheterotrófica, retornando à situação autotrófica em condições favoráveis. 
Dinophyta: organismos unicelulares, com endoesqueleto formado por delgadas placas justapostas, próximas à face interna da membranaplasmática. Podem se reunir estabelecendo colônias, produzindo toxinas em quantidade suficiente para provocar grande mortandade de peixes e outros animais. 
Bacillariophyta: organismos comparede celular desprovidas de celulose, porém impregnada com sílica (carapaça), conferindo aspecto rijo e uma enorme variedade de formas. 
Phaeophyta: organismos marinhos de regiões temperadas (águafria), e dimensões consideráveis, medindo aproximadamente 70 metros de comprimento, representados por algas pardas conhecidas por kelps. 
Rhodophyta: organismos multicelulares marinhos...
tracking img