Tipos de rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Ambiental

Atividade: “ROCHAS”









Amanda Aparecida Pereira Caraça 100998

Prof.: Marcos Aurélio de Araujo Gomes 3BnSão Bernardo do Campo - 3º Semestre – 2011

1. Rochas
A crosta terrestre possui tipos de camadas compostas por três variáveis de rochas, são divididas em grandes grupos deacordo com a sua formação na natureza e sua mistura de diferentes materiais, sendo denominadas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.


1. Rochas ígneas oumagmáticas
São aquelas resultantes da consolidação do magma vulcânico, lava material esse que se encontra no interior do globo terrestre onde é fundida em altíssima temperatura, as mais escurassão ricas em magnésio e ferro, e as mais claras são ricas em silício e alumínio. Podendo ser dividias em:


1. Intrusivas
O resfriamento dos magmas intrusivos é lento, dando tempo paraque os minerais em formação cresçam para serem facilmente visíveis, como o granito e o sienito.


2. Extrusivas
São formadas na superfície, assim tendo um resfriamento muito rápidoformam cristais bem pequenos, tem textura vítrea, mista ou esponjosa, como o basalto, que é usado em calçadas.
Ex.:
[pic]
As faixas escuras das famosas calçadas de Copacabana,no Rio de Janeiro, são formadas por basalto.








3. Hipoabissais
Formadas perto da superfície, contém textura micro-cristalina e cristais bem desenvolvidos na massa matriz.4. Plutônicas
São mais abundantes na crosta terrestre, constituídas por materiais alcalinos e microclínios, plagioclásios, quartzo e micas ou biotita.


2. Rochas sedimentaresResultam da deposição de detritos de outras rochas (magmáticas ou metamórficas), ou do acúmulo de detritos orgânicos ou ainda, da precipitação química, usando se da litificação ou...
tracking img