Tipos de ponte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maikel Da Silva Seba

PONTES TRELIÇADAS
Com uma estrutura simples a treliça é uma ótima solução para vencer grandes vãos.As treliças possuem membros individuais que utilizam forças da tração ecompressão,(lembrando que tração é o mesmo que puxar e compressão o mesmo que unir duas peças amarrando-as ou parafusado-as firmemente uma na outra,ou seja, comprimir apertar) mas deixam de usar a força deflexão, por isso que as vigas de uma ponte treliça-da são delgadas.(Delgado = Fino com pouca espessura)
As pequenas peças que compõe as vigas, juntas suportam uma grande quantidade de peso e vencemgrandes distâncias. A construção de uma ponte treliça da é bastante simples, tanto o projeto quanto a construção e o erguimento. Após a sua instalação, ocupam um grande espaço em relação às pontes devigas.
Assim como as pontes de vigas as treliças são simples e contínuas, com suas peças pequenas tornam-se ideais para lugares onde as partes grandes não podem ser transportadas e erguidas, por nãoutilizarem guindastes ou equipamentos pesados.
As treliças são esqueletos estruturais e não atrapalham, por exemplo, as estradas que podem passar por cima ou por baixo da treliça ou mesmo em um vão.Essas estruturas permitem um espaço livre que seria impossível com outro tipo de ponte.

O tipo básico do projeto é o que classifica as treliças.
As treliças mais comuns são do tipo:
Warren
Howe
PrattTreliça Warren
Com uma estrutura simples e contínua, a treliça Warren é a mais comum em pequenos vãos, porque não há necessidade de usar elementos verticais para amarrar a estrutura. Geralmente astreliças tipo Warren são usadas para vãos entre 50 e 100 metros, que não necessitam de elementos verticais para dar maior resistência à estrutura.

Treliça Pratt
Os elementos diagonais, com exceção dasextremidades que apontam para o vão central, fazem da treliça Pratt uma fácil identificação. Com exceção dos elementos diagonais centrais, todos os outros elementos diagonais sofrem tração. Já os...
tracking img