Tipos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a. O que são pesquisas quantitativa, qualitativa e quali-quanti?

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa conforme o próprio termo, nos leva ao significado que é quantificar dados, opiniões, dentro das formas de coleta de informações, juntamente com os recursos e técnicas da estatística desde o mais simples, como média, percentagem, moda, mediana e desvio padrão, até o uso dos maiscomplexos como: coeficiente de correlação, análise de regressão.
Segundo alguns autores, a pesquisa quantitativa é muito utilizada no desenvolvimento de pesquisas descritivas, na qual o pesquisador procura descobrir e classificar a relação entre as distintas variáveis, assim como na investigação da relação das causas entre fenômenos: causa e efeito. Esse método também é empregado no desenvolvimentode pesquisas na área social, econômica, comunicação, mercadológicos, administração, representando uma forma de garantir a precisão dos resultados, assim evitando com isso distorções de analise e intepretações.


Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa ao contrario da quantitativa não emprega dados estatísticos como centro de processo de analise de um problema, não tendo assimpretensão de enumerar ou medir unidades ou categorias homogêneas.
A pesquisa qualitativa utiliza uma estratégia de classificação de um fenômeno aparentemente imponderável que, fixando premissas de natureza e semânticas, como instrumento para o reconhecimento do evento, analise de seu comportamento e suas relações com outros eventos.

Pesquisa quali-quanti

Segundo alguns autores a pesquisaquali-quanti são pesquisas que os procedimentos e dados essenciais são fracamente qualitativos e se complementam de dados quantitativos.
Não podemos dizer que a pesquisa quali-quanti se oponha em relação as pesquisas quantitativas e qualitativas, mais se faz necessária predominância em relacionar as esses dos tipos de pesquisas para ficar dinâmica a relação entre mundo real, sujeitos e a pesquisa.b. O que são pesquisas descritivas, explicativas e interpretativas?

Pesquisas descritivas

São estudos que procuram determinar status, opiniões ou projeções futuras nas respostas obtidas. Valorizando a busca da resolução de problemas e melhorando as praticas por meios de observação, análise e descrições objetivas, através de pesquisa de campo. Visando assim descrever as característicasde determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis. As ferramentas e técnicas padrões para a coleta de dados são: questionário e observação sistemática.


Pesquisas explicativas

Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade por que explica a razão das coisas. Quando realizadanas ciências naturais, requer o uso de método experimental, e nas ciências sociais requer o uso de método observacional. É o tipo de pesquisa mais complexa, segundo alguns autores, além de observar, registrar analisar e interpretar os fenômenos estudados, procurando identificar suas causas, utilizando a manipulação e o controle dos dados. Seu principal objetivo é identificar os motivos quedeterminam a ocorrência de um fenômeno ou que contribuem para tal.


Pesquisas Interpretativas


Segundo o LOWNBERG (1993) a pesquisa interpretativa está fundamentada nos dados localizada como uma variante dentro do interacionismo simbólico que também incluiria a etnografia. Ficam claras, pois, as raízes da teoria fundamentada nos dados, voltada, segundo a perspectiva interacionista, para oconhecimento da percepção ou do "significado" que determinada situação ou objeto tem para o outro. Segundo LOWENBERG (1993) a pesquisa interpretativa reuniria, pois, estudos que utilizam a fenomenologia e o interacionismo simbólico.
Analisando esta classificação, a teoria fundamentada nos dados estaria localizada como uma variante dentro do interacionismo simbólico que também incluiria a
A...
tracking img