Tipos de diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIABETES MELITO

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins,nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta dopâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perdainvoluntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição. Algumas vezes odiagnóstico é feito a partir de complicações crônicas como neuropatia, retinopatia ou doença cardiovascular aterosclerótica.

Entretanto o diabetes é assintomático em proporção significativa dos casos, asuspeita clínica ocorrendo então a partir de fatores de risco para o diabetes.


DIABETES MELITO TIPO 1

O Diabetes tipo 1 é caracterizado por deficiência absoluta de insulina causada por ataqueauto-imune ás células beta do pâncreas. As ilhotas de Langerhnas tornam-se infiltradas com linfócitos T ativados, levando a uma condição denominada de insulite. Ao longo de alguns anos, esse ataqueauto-imune leva a depleção gradual da população de células beta. Contudo, os sintomas aparecem abruptamente quando 80 a 90% das células beta foram destruídas. Nesse ponto o pâncreas falha em responderadequadamente a ingestão de glicose, a terapia com insulina é necessária para restaurar o controle metabólico e prevenir a cetoacidose grave. A destruição das células beta requer um estimulaambiental (como uma infecção viral) e um determinante genético, que permite as células beta serem reconhecidas como “estranhas”.

Portanto, a disfunção na produção de insulina, que acontece em alguns...
tracking img