Tipos de conhecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Educacional O Bom Ensino
Curso letras

O Ensino Religioso
colinas
2011

Instituto Educacional O Bom ensino

O Ensino Religioso

Trabalho exigido pelo IEBE/ InstitutoEducacional O Bom Ensino para aquisição de nota da disciplina de Cultura Religiosa do curso de letras
Orientador: Prof. maria do Socorro


Colinas
2011

O EnsinoReligioso na L.D.B.
Com a nova L.D.B. muita mudança vem sendo organizadas os cursos e longo prazo.
Para o Ensino Religioso, inicia-se uma nova fase da história, foi aprovada uma nova lei que oconstitui, agora, em uma disciplina com toda a propriedade. Isto significa que o Ensino Religioso não se dá mais no processo linear como foi concebido até recentemente, mas por meio de articulações complexasnum mundo pluralista e multiforme. O próprio artigo 33 da L.B.D. Já sofreu muitas críticas e está hoje em vigor na redação que segue mais adiante.
“O substitutivo do deputado Padre Roque foi votadona Sessão da Câmara dos Deputados no dia 17/06/97. O texto aprovado corrige distorções históricas do Ensino Religioso.
A grande novidade a ser introduzida é que o Ensino Religioso deverá ser tratadocomo disciplina do sistema de ensino, cujos conteúdos deverão primar pelo conhecimento religioso que forme consciências e atitudes anteriores a qualquer opção religiosa.
O ensino religioso, dematrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito á diversidade culturalreligiosa do Brasil.
É interessante observar que apesar do decreto, o substitutivo não está sendo publicado pelo Gat-Estadual (Grupo de Assessoramento Técnico Estadual.
É preciso esclarecer e renovaro conceito de ensino religioso, da sua prática pedagógica, da definição de seus conteúdos, natureza e metodologia adequada ao universo escolar, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais....
tracking img