Tipos de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEF 5707 – Concepção, Projeto e Realização das estruturas: aspectos históricos – 1998.3

A Evolução do Concreto Armado

Luís Fernando Kaefer

São Paulo dezembro - 1998

1. Introdução

Este trabalho tinha por intuito inicialmente resumir a evolução do concreto armado. Entretanto, ao coletar material, verificamos que a história do concreto armado não pode ser tratada de maneiraestanque. O concreto moderno, utilizado atualmente para a construção dos mais diversos tipos de estrutura é fruto do trabalho de inúmeros homens, que durante milhares de anos observaram a natureza e se esmeraram por aperfeiçoar materiais, técnicas, teorias e formas estruturais. Desta forma, constatamos que a história do concreto armado não começou no século passado, mas com a própria civilização humana,pois a partir do momento que o homem existe sobre a terra, ele tem a necessidade básica de morar e morar melhor a cada dia, desenvolvendo novas tecnologias para isto. Mas podemos ir mais longe que isto, a milhões de anos atrás, se considerarmos que os primeiros cimentos e concretos foram gerados pela natureza. Podemos até considerar as rochas sedimentares como concretos naturais. Desta forma,resolvemos reestruturar este trabalho como um breve histórico sobre a arte de construir, tendo como enfoque principal a utilização do concreto. Para isto, organizamos o texto em forma de linha cronológica e coletamos fatos diversos que consideramos relevantes para a evolução da idéia de se construir com concreto.

2

2. Concreto, Concreto Armado e Similares

Concreto: em sua natureza básicaMaterial plástico, que é moldado de maneira a adquirir a forma desejada antes que desenvolva um processo de endurecimento, adquirindo resistência suficiente para resistir sozinho aos esforços que o solicitam.

Fig. 1 – Desenho publicado em 1859 mostrando a utilização do concreto

12.000.000 a.C. – Israel Reações entre calcário e argila xistosa durante combustão espontânea formaram um depósitonatural de compósitos de cimento. Estes depósitos foram caracterizados por geólogos israelenses na década de 70. Este é o cimento natural, o primeiro cimento que os homens primeiro
3

utilizaram. Cimento Mistura finamente moída de compósitos inorgânicos que quando combinados com água endurecem por hidratação.

Origem do Homem Os primeiros Homo Sapiens refugiaram-se nos lugares que anatureza lhes oferecia. Esses locais poderiam ser aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas. Mais tarde eles começariam a construir abrigos com as peles dos animais que caçavam ou com as fibras vegetais das árvores das imediações, que aprenderam a tecer, ou então combinando ambos os materiais.

8.000 a 4.000 a.C. – Europa É somente no final do neolítico e início daidade do bronze que surgem as primeiras construções de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrâneo e os da costa atlântica. No entanto, como esses monumentos colossais tinham a função de templo ou de câmaras mortuárias, não se tratando de moradias, seu advento não melhorou as condições de habitação. Pelo peso dessas pedras, acredita-se que não poderiam ter sido transportadas sem oconhecimento da alavanca. Existem três tipos de formações megalíticas: as galerias cobertas, ou dolmens, espécie de corredor que possibilita o acesso a uma tumba; os menires, que são pedras gigantes cravadas verticalmente no solo encontrados isoladamente ou em fileiras (alinhamentos); e os cromlech, que são menires dispostos em círculo. As construções megalíticas mais famosas são as de Stonehenge, emSalisbury, na Inglaterra; as da ilha de Malta e as de Carnac, na França. Todos esses monumentos tem uma função ritual, já que não serviam de habitação.

Fig. 2 Alinhamento de Menires de Carnac Morbihan, Bretanha, França

4

Fig. 3 Cromlech de Stonehenge - Wiltshire, Inglaterra

Fig. 4 Interior de uma Habitação Neolítica - Skara Brae, Ilhas Órcadas

Apesar de rudimentares vemos nestas...
tracking img