Tipos de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Concreto Virado na Obra
Concreto  “Virado na Obra” é uma forma popular de dizer que o concreto esta sendo dosado e misturado, no canteiro da própria obra onde será aplicado.
 
Baldes, latas ou caixotes de madeira com dimensões conhecidas, são utilizados para fazer a dosagem dos componentes do concreto volumetricamente.
 
Para a mistura e homogeneização do concreto são utilizadas pás,enxadas, ou pequenas betoneiras elétricas.

Concreto Dosado em Central
Seja  pela necessidade crescente de se construir com qualidade, economia e rapidez; pelo desafio de se obter grandes resistências ou para atender às determinações das normas brasileiras, a tecnologia do concreto não para de evoluir.
 
As exigências do mercado fizeram da simples tarefa de se misturar cimento, água e agregados,um trabalho para profissionais.
 
Respondendo a estes desafios está o concreto dosado em central (CDC), que é o concreto fornecido pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem (concreteiras), através dos caminhões betoneira.
 
| |
 
Fruto de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, o CDC atende todas as solicitações das normas brasileiras (ABNT), chamando para si, aresponsabilidade sobre o controle dos materiais; a dosagem; a mistura; o transporte e a resistência do concreto.
 
| |
Concreto Pré-Moldado
Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto depeças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.
 
| |

 
Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno.
 
A decisão de produzi-las na própria obra depende sempre de características específicas de cada projeto.
 
| |
 
É de fundamental importância, portanto, umestudo criterioso dos custos que envolvem transporte, dimensões das peças, aquisição de formas, tempo de execução, espaço no canteiro, equipamentos disponíveis, controle tecnológico, acabamento e qualidade.
 
|
 
Em engenharia não existem soluções prontas para vencer a batalha entre custos e benefícios. Somente um bom planejamento, baseado nas necessidades específicas de cada obra, na sualocalização e no recursos disponíveis para sua execução é que podem definir a melhor alternativa.
 

Concreto Protendido
A  resistência  à tração do concreto está situada na ordem  de 10% de sua resistência à compressão, sendo geralmente desprezada nos cálculos estruturais.
 
Encontrar meios de fazer o concreto ganhar força neste quesito é uma das eternas batalhas da engenharia, que tem como umade suas grandes armas a protensão do concreto.
 

| |
 
Ela pode ser definida como sendo o artifício de introduzir na estrutura, um estado prévio de tensões, através de uma compressão prévia na peça concretada (protensão).
 
Pode-se fazer uma experiência desta técnica, com algumas peças de dominó (capas de CD, livros,...) dispostos lado a lado. Se apertarmos este conjunto entre aspalmas das mãos, comprimindo corretamente, poderemos erguer várias peças de uma só vez.
 
A protensão do concreto é obtida com a utilização de cabos de aço de alta resistência, que são tracionados e fixados no próprio concreto. Os cabos de protensão têm resistência em média quatro vezes maior do que os aços utilizados no concreto armado.
 
Dentro das vantagens que esta técnica pode oferecer, temosa redução na incidência de fissuras, diminuição na dimensão das peças devido à maior resistência dos materiais empregados, possibilidade de vencer vãos maiores do que o concreto armado convencional.
 
|

Concreto Armado
Chamamos de concreto armado à estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço.
 

|
 
Estas armações são necessárias para...
tracking img