Tipos de cobertura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de cobertura
Existe a cobertura horizontal que é aquela que você deixa só a laje com impermeabilizante, ou senão você pode cobrir ela com aquelas telhas compridas chamadas de canaletes estruturais. E tem as coberturas inclinadas feitas com telhas.
A cobertura não protege só da chuva, protege também do vento, da entrada de insetos, animais, do frio e do calor. Tem que pensar nisso qualquerque seja a cobertura: inclinada ou horizontal. A cobertura horizontal não pode ser completamente plana, porque aí a água da chuva não tem como escoar. Depois da laje pronta é preciso aplicar uma argamassa para regularizar a superfície, ou seja, deixar toda por igual, sem altos e baixos e sem buracos. E tem que dar um caimento de pelo menos de 1 cm por metro na direção do escoamento da água.Acabamento da cobertura
No acabamento da cobertura use cores claras, porque refletem a luz do sol, e periodicamente é necessário lavar e pintar novamente por causa da poluição e da poeira, pra não ficar escura. Cor escura esquenta demais, não use.
Dicas para maior conforto dentro de casa

Com o telhado, se tiver uma cobertura no forro, isso vai ajudar a isolar a temperatura de dentro da casa, datemperatura de fora. Se você tem o forro e o telhado, a camada de ar que fica entre os dois deixa a casa mais fresca e protegida do calor de fora. Mas o certo mesmo é deixar aberturas de ventilação no beiral e na cumeeira. O ar quente é mais leve e sempre vai pra cima, então o ar que entra faz uma corrente: o ar mais fresco fica, e o ar mais quente vai embora, como se fosse uma chaminé. E tambémpode colocar um material isolante em cima do forro, como lã de vidro, cortiça, isopor, concreto celular. Eles ajudam a deixar a casa sempre com uma temperatura bem gostosa.
Cobertura horizontal
Existe varias formas para se fazer a cobertura horizontal. Você pode fazer a laje na própria obra, ou comprar pronta, pré-fabricada. Mas tem sempre que tomar muito cuidado com detalhes como o lugar dacaixa d’água, a antena de TV, e com as passagens das tubulações. Depois de pronto fica difícil mudar.
Impermeabilização

Na impermeabilização é melhor comprar produtos de qualidade, de cor clara fica ótimo. Tem gente que prefere aplicar a manta com borracha sintética. Mas de qualquer forma, qualquer que seja o material, é preciso proteger o impermeabilizante e a laje do Sol com tijolos furados,argila expandida ou terra e grama. São soluções baratas e fica muito bom. Outra solução é por uma camada de isopor de 2,5 cm, e tijolos furados em cima pra segurar. Esse material não apodrece, e protege muito bem o impermeabilizante.
Borda

A borda do material impermeabilizante tem que ficar bem protegida, que é pra água não entrar por trás dele. A extremidade da laje tem que terminar com umatesteira de concreto. A testeira tem que ter uns 25 a 30 cm de altura, e a borda do impermeabilizante tem que ficar embaixo dela. Assim, a água não consegue penetrar por trás do impermeabilizante. Uma pingadeira na parte de cima impede que a água corra pra dentro, e embaixo da testeira, uma outra pingadeira evita que a água fique correndo embaixo da laje.
Canaletes estruturais
Os canaletesestruturais são feitos de fibrocimento, e são muito interessantes porque o comprimento varia bastante: tem de 3m até 9,2m. É uma telha que pode trazer economia porque pode cobrir toda a largura da laje. Mas sempre com um caimento de 1 cm por metro. Essas telhas têm que ser apoiadas e parafusadas em vigas de peroba, ancoradas nas cintas de amarração da parede ou nos pilaretes, pra não serem arrancadaspelo vento. Pra fechar a frente das telhas, existem umas peças especiais em plástico, que é pra deixar uma boa ventilação. E como em qualquer telhado, nos pontos onde as telhas encostam nas paredes são colocados os rufos e contra rufos. Ela é cinza clarinho e não precisa nem pintar, mas com a poeira e poluição ela vai ficando escura. Nesse caso, pode lavar com vassoura e sabão, ou então pintar com...
tracking img