Tipologias de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipologias de redes

Barramento (bus): também chamada de topologia linear, nela a um elemento central ao qual todos os computadores são conectados. Se o elemento central é partidoa rede a deixa de funcionar. Esta é a topologia usada em reder Ethernet usando o cabo coaxial ou cabo par trançado usando um periférico concentrador chamado Hub.

Estrela (star): oscomputadores são conectados a um periférico concentrador, facilitando a manutenção. Se um cabo é partido a rede continua funcionando apenas o computador ligado a rede através destecabo deixa de ter acesso a rede, esta é a tipologia usada em redes Ethernet um periférico e usando cabo par trançado e usando um periférico concentrador chamado switch. Note que emredes usando um Hub apesar de se aparecerem com uma estrela na verdade utiliza a tipologia em barramento.

Malha (mesh): ela é similar a topologia totalmente conectada porem usando-semenos conexões e com isso alguns computadores precisam passar por outros para terem acesso a determinados destinatários.

Ponto a ponto (point-to-point): um computador se interligacom um outro através de um cabo.

Arvore (tree): também chamada estrela hierárquica, esta topologia é feita ligando redes em estrelas juntas. Esta é a topologia mais comum atualmentee não deixa de ser uma rede estrela. Usando mais periféricos concentradores, ou seja, switch.

Anel (ring): cada computador possui dois cabos, um conectado ao computador anterior darede e o outro conectado ao próximo computador da rede. Para um computador se comunicar com o outro, ele deve passar pelos computadores no meio do caminho. Em teoria se o cabo partirou um computador pifar a rede deixa de funcionar.

Mista: redes que usam mais de uma topologia ao mesmo tempo.



DHCP: Protocolo de configuração Dinamica Hosts (computadores)
tracking img