Tipografia helvetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Helvetica – a fonte mais famosa
-------------------------------------------------

Em 1957, Max Miedinger criou a família tipográfica chamada Neue Haas Grotesk, que foi comprada por Eduard Hoffman para a empresa Haas’sche Schriftgiesserei de Münchenstein, Suíça. Não foi até 1960 que a fonte foi renomeada para refletir o nome do país em latim – Helvetica. Espalhado como um símbolo detecnologia-de-ponta suíça, Helvetica se tornou reconhecida mundialmente.

O objetivo da tipografia conhecida hoje com Helvetica, era de criar um tipo claro, sem significados culturais, de fácil legibilidade e que pudesse ser usado em diferentes tipos de suporte: desde sinais de trânsito até impressos em papel.

Helvetica é uma das fontes sem-serifa mais usadas no mundo. Existem versões para línguasderivadas do latim, cirílico, hebreu e grego além de versões especiais para hindu, urdu, khmer e vietnamita. Variantes dos sistemas de escrita baseado em caractéres incluem chinês, japonês e koreano foram desenvolvidos para complhttp://www.sofontes.com.br/busca.php?busca=helveticaementar a Helvetica.

Entre as empresas mais famosas que usam Helvetica nas suas marcas incluem a 3M, American Airlines,a rede de jornalismo BBC News, Boeing, Jeep, linhas aéreas Lufthanse, Microsoft, Panasonic e muitos outros. A fonte está até impressa nos ônibus espaciais da Nasa, além de ter seu próprio filme.

Em 1982, Robin Nicholas e Patricia Saunders, da Monotype Typography, criaram a Sonora Sans Serif, que acabou sendo renomeado para Arial quando a Microsoft passou a distribuí-lo com o Windows 3.1 em1992. Existe muita controvérsia quanto a esta fonte, pois muitos dizem que é uma cópia quase igual da fonte Helvetica.

Entre as similaridades, nota-se que ambas tem uma largura muito próxima. O jeito mais fácil de distinguir uma fonte da outra é observando as letras em caixa-alta C, G e R, assim como as em caixa-baixa a, e, r e t.

Com mais de 50 anos de existência, é seguro dizer que Helvetica éa fonte mais popular do mundo.
-------------------------------------------------

A Helvetica é uma família tipográfica sem serifa (isto é, diferente da Times New Roman, por exemplo), considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico. A Helvetica foi desenvolvida por MaxMiedinger em 1957. Seu título é derivado de Helvetia o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898. A Helvetica, originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade.

A fonte tornou-se bastante popular na década de 1960, sendo usada empraticamente qualquer aplicação. Devido ao seu sucesso, a expressão "Se não souber o que usar, use Helvetica" tornou-se famosa. Em 1983, a empresa Linotype lançou a Neue Helvetica (nome alemão para "Nova Helvetica"), um redesenho otimizado da Helvetica original. Seu sucesso fez com que se criasse um documentário muito interessante a respeito da história da Helvetica.

Entre inúmeras aplicações, a Helveticaé a fonte usada em diversos logos como: 3M, AmericanAirlines, Jeep, Lufthansa, Panasonic, Parmalat, Post-it, Sears, Toyota entre outros.

Além disso, a Helvetica possui uma variação da sua fonte original, o que proporciona uma maior variedade de aplicações.

A fonte Arial, bastante difundida pelo mundo devido ao fato de ter sido distribuída pela Microsoft em várias edições de seu sistemaoperacional costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma "cópia inferior". Uma maneira fácil de identificar as duas fontes é através da comparação dos tipos relativos às letras "R" e "G" maiúsculos e do "a" minúsculo.

----
A Helvetica foi desenvolvida em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman no Haas’sche Schriftgiesserei em Münchenstein, Suíça. Miedinger quis desenvolver...
tracking img