Tipo de estruturas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização

Segundo Maximiano(1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todosexemplos de organizações.”

Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros entre outros e esta é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objectivo comum, sendo a qualidade o resultado de um trabalho de organização.

Podemos ter uma ideia porque a organização é importante compreendendo que um dos primeirospassos para uma empresa implantar um processo TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esse primeiro passo tem início no uso dos conhecidos 5 S, que significam, a partir das palavras japonesas:
• SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
• SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.• SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
• SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
• SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de formasistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.

Estruturas Organizacionais

Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas actividades, ou seja, as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas dentro de uma organização. Os modernos teóricos da Administração não concordam que existauma maneira única ou ideal de se projectar uma organização logo não existe uma estrutura organizacional acabada nem perfeita, existe sim uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, atecnologia de que dispõe e as características de seus participantes. Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standart Oil e Sears) constatou que as estruturas dessas empresas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional.

Outra condição muito importante é o ambiente em quea organização actua. Este é caracterizado por três tipos:

1. O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;

2. O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;

3. O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.

Estruturas SimplesA estrutura simples não é uma estrutura elaborada. A sua tecnoestrutura é, normalmente, inexistente ou pouco desenvolvida. Tem poucos funcionais de apoio logístico; a divisão do trabalho é imprecisa; a hierarquia de gestão é pequena.

Os seus comportamentos são pouco formalizados, recorrem pouco ao planeamento, à formação e aos mecanismos de ligação. Esta estrutura é, acima de tudo,orgânica. A coordenação na estrutura simples é sobretudo realizada pela supervisão directa. A estrutura consiste raramente em pouco mais do que uma pessoa a comandar no vértice estratégico e um centro operacional orgânico.

O director-geral tem geralmente uma amplitude de controlo muito vasta, de facto, não é raro, todos os membros da organização estarem colocados directamente sob a sua...
tracking img