Tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1 O QUE É TINTA

Antes de explicar o conceito de tinta é importante lembrar que estamos nos referindo às tintas de revestimento, e não às tintas gráficas. Esses tipos de tintas são bem distintos. Tanto que em outras línguas, como o inglês, o francês e até o espanhol, usam duas palavras diferentes para definir cada uma.
A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cujafinalidade é a de revestir uma dada superfície ou substrato para conferir beleza e proteção.
Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz . Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.

1 ORIGEM DA TINTA

É muito difícil dizer ou explicar a origem e a data em que a tinta foi usada ou descoberta, mas podemos dizer que ela se deu umanecessidade do homem de expressar seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo há milhares de anos atrás.
No começo, as tintas eram usadas mais para um fundamento estético, somente mais tarde, com a influência de gregos, romanos, entre outros que o aspecto “proteção” ganharia mais importância.

1.1 Pré-História: Função decorativa

Um dos primeiros testemunhos ficou gravado nas paredes decavernas, onde o homem do Período Paleolítico desenhou em uma parede um cavalo selvagem.

Os povos pré-históricos fabricavam tintas moendo materiais coloridos como plantas e argila em pó, e adicionando água. A técnica empregada era simples, pois as cores eram preparadas com os próprios dedos e algumas vezes prensadas entre pedras. Usavam-na para a decoração de suas cavernas e tumbas, e sobre seuscorpos. (METALICA, 2011)


Mas há também relatos de que o primeiro a utilizar tintas foi o Homo Sapiens há 40 mil anos atrás.

1.2 Egito: Adicionando cores

Foram os primeiros povos a pintar com várias cores diferentes. Preparavam a tinta através de materiais encontrados na terra de seu país e regiões próximas. Só mais tarde, entre 8000 a 5800 a.C. é que surgiram os primeiros pigmentossintéticos. Para obter outras cores, os egípcios importavam anileira e garança da Índia. Também inventaram brochuras nas quais usavam a tinta para decoração.

1.3 Roma: ascensão e queda

Aprenderam a técnica da fabricação das tintas com os egípcios. “Exemplares de tintas e pinturas romanas podem ser vistos nas ruínas de Pompéia.” (METALICA, 2011).

As ruínas de Pompéia, no sul da Itália, sãofamosas por terem se transformado numa espécie de cápsula do tempo. Localizada a 32 quilômetros do vulcão Vesúvio, a cidade foi varrida do mapa por uma monumental erupção em 24 de agosto do ano 79 depois de Cristo. Num espaço de poucas horas, o vulcão vomitou uma gigantesca nuvem de pedras e gases venenosos que matou 2 mil pessoas, 10% da população local, e cobriu as ruas com uma camada de 6metros de cinzas. Quando os arqueólogos identificaram a cidade, em 1763, descobriu-se que a tragédia formara sobre Pompéia um escudo natural que congelou durante mais de um milênio imagens do cotidiano do Império Romano. Os corpos de muitos habitantes foram encontrados petrificados na posição em que morreram. Pinturas e afrescos se mantiveram com suas cores vívidas. Construções públicas, padarias,lojas e residências emergiram das escavações com as estruturas intactas. Tombada como patrimônio histórico da humanidade, Pompéia foi admirada primeiro por seu conjunto arquitetônico raro e belo. Com o tempo, transformou-se num campo de estudos para decifrar o cotidiano na Antiguidade. Nos últimos anos, pesquisadores têm-se dedicado a entender como os romanos viviam, do que se alimentavam como seorganizavam – e até como faziam sexo. (VEJA, 2000, grifo nosso)

Por volta de V a.C., os romanos utilizaram pela primeira vez o alvaiade como um pigmento. Mas houve a queda do Império Romano, então a arte de fabricar tintas perdeu-se, sendo retomada pelos ingleses no final da Idade Média.

1.4 Idade Média: Redescoberta

Nesse tempo, o aspecto proteção começou a ganhar mais importância. Os...
tracking img