Trabalho de βιοfísica

3026 palavras 13 páginas
CARBOIDRATOS – QUÍMICA E METABOLISMO

• Importância:
- Servem como fontes e armazenamento de energia e como intermediários metabólicos; - Formam parte do arcabouço estrutural das moléculas de DNA e RNA; - São elementos estruturais das paredes celulares de bactérias e vegetais; - Podem se ligar a proteínas e lipídeos formando moléculas mais complexas (glicoproteínas e glicolipídeos) que podem agir como mediadores de interações entre as células e entre elas e outros elementos do ambiente celular

Nosso principal monossacarídeo é a glicose, figura 1.

Figura 1. Estrutura cíclica da glicose

A glicose é metabolizada intracelularmente em uma via conhecida como glicolítica ou glicólise. Esta via intracelular depende da entrada de glicose nas células, e esta entrada é mediada por transportadores de glicose chamados GLUTs que transportam a glicose por difusão facilitada. Isto se deve ao fato de que a glicose não interage com a membrana lipídica da célula. A figura abaixo representa uma visão geral do metabolismo da glicose no organismo.

Vemos nessa figura que quatro tecidos são responsáveis pela maior captação de glicose no organismo, são eles o cérebro (SNC), fígado, músculo esquelético e tecido adiposo.

Via glicolítica É a via de degradação da glicose com objetivo de gerar ATP para o metabolismo celular, e blocos de construção (esqueletos carbonados) para servirem de matéria-prima na síntese de outros compostos. Nesta via a glicose é seqüencialmente transformada em piruvato (ácido pirúvico) com a produção de duas moléculas de ATP como saldo final da via.

Consumo da primeira de molécula de ATP

Consumo da segunda Molécula de ATP

Quando a glicose entra na célula é fosforilada pela hexokinase em tecidos periféricos, SNC e músculo esquelético, no entanto no fígado ela é fosforilada pela glicokinase, sendo que a diferença básica está no Km das duas enzimas pela glicose. A hexokinase possui um Km muito baixo pela glicose e por isso pode fosforilar até as menores

Relacionados