Tim- trabalho integralizador multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Na primeira etapa do projeto TIM, apresentamos a FAC (Filtros Automotivos Candidez), empresa que se especializará na produção de filtros automotivos e que pretende trabalhar em parceria com uma montadora.
Na oportunidade, apresentamos a idéia e desenvolvemos um projeto que contava inicialmente com uma introdução justificando a escolha o tema. Apresentamos uma análise demercado, planta baixa e layout, maquinário, quadro de funcionário e etapas do processo de produção e montagem. Nesta próxima etapa trabalharemos e implantaremos conceitos de Ergonomia, Sistemas Produtivos, CAD, Física e Administração Geral.
Criaremos um mapa de risco e adequaremos as máquinas e ferramentas aos operários baseando em conceitos ergonômicos, com o objetivo de garantir conforto e segurançano ambiente de trabalho.
A FAC apresentará o seu método de produção com a utilização de ferramentas do sistema Toyota de produção, com o objetivo de se estabelecer um sistema produtivo funcional e enxuto.
Na sua administração, a FAC mesclará varias teorias buscando o que há de melhor em cada uma. Com isto, desenvolveremos seu próprio método administrativo.
Destacaremos a nona máquina dolayout, fazendo um detalhamento completo e usando os conceitos da física. Trata-se da estufa de secagem e cura, máquina de suma importância na linha produtiva e na qualidade do produto final.
Aplicando estes novos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, esperamos que projeto FAC torna-se cada vez mais sólido e funcional.








1. ADMINISTRAÇÃO GERAL


A partir do final oséculo do XIX e inicio do século XX, a indústria evoluiu de forma acelerada fazendo assim necessário a implantação de novas ferramentas, tanto no processo produtivo quanto no processo administrativo. Ao longo do século XX, a indústria se adequou a cada momento específico da revolução industrial e implantou ou desenvolveu o modelo administrativo que mais lhe atenderia.
Estes modelos administrativosvêm evoluindo a cada década e agora mais restante ano a ano, visando atender ou resolver os antigos e novos problemas das indústrias. Isso se faz necessário, uma vez que há uma competitividade grande entre as empresas, o que cria ambiente para situações inéditas a serem administradas.
Contudo, atualmente com a economia e o mercado globalizados, se faz necessário a busca de ferramentas ouconceitos de várias teorias administrativas, para que se crie um modelo que atenda da melhor maneira possível todos os setores da empresa.


1. MODELO ADMINISTRATIVO DA FAC




Desde 1903, quando Taylor desenvolveu o primeiro modelo de administração, outros inúmeros foram criados para atender às necessidades das indústrias em suas respectivas épocas.
É notório que toda a teoriaadministrativa tem seu lado positivo e algumas também têm seu lado negativo. É pensando assim que a FAC pretende mesclar conceitos teóricos para atender todas as suas necessidades.






2. BASE ADMINISTRATIVA DA FAC




Analisando as necessidades do projeto FAC e baseando na compatibilidade de idéias, pretendemos mesclar conceitos da teoria estruturalista, teoria por objetivose teoria participativa, com intuito de aperfeiçoar o seu administrativo.




2. TEORIA ESTRUTURALISTA




A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria da burocracia e pela Teoria das relações huimanas. Os autores estruturalistas procuraminter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003),...
tracking img