Tigres asiaticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
“Tigres Asíaticos”
-------------------------------------------------
A Economia de Cingapura
A economia de Cingapura é uma economia de mercado baseada no capitalismo financeiro e industrial. Cingapura passou gradativamente de serviços tradicionais. (comércio regional) para a indústria (em especial, montagem de produtos eletrônicos), depoispara serviços avançados (serviços financeiros fora do país, comunicações, serviços empresariais). Passou de indústria de montagem de baixa qualificação para produtos e processos industriais avançados, inclusive P&D e fabricação de lâminas em microeletrônica e de uma economia controlada pelo comércio marítimo e refino de petróleo a uma estrutura industrial amplamente diversificada que incluimáquinas, produtos eletrônicos, equipamentos de transporte, serviços relacionados à produção e finanças internacionais, engenharia mecânica e ciências biomédicas.
Na ausência de espaço para a prática da agricultura e da pecuária, Cingapura investe pesado na aquicultura e nas mais variadas atividades pesqueiras para suprir, pelo menos parcialmente, a necessidade de importar alimentos. É um paísextremamente pequeno, sem recursos naturais, mas com uma economia que não para de crescer, especialmente por ser uma plataforma de exportação - modelo de desenvolvimento que colocou Cingapura no patamar dos países emergentes (mas não no G-20).
Foi avaliada como o país com o maior número de empresas de economia familiar em todo o mundo, com milhares de expatriados estrangeiros a trabalhar emempresas multinacionais. Cingapura é também considerado como um dos principais centros de financiamento da região e do mundo.
Embora seja uma potência industrial e tecnológica, Cingapura tem forte dependência de importação de alimentos, energia e matéria-prima, além de uma visível instabilidade econômica, uma vez que é um país extremamente dependente de capital externo.
Os setores definanças e de turismo também vêm se destacando muito. A bolsa de valores de Cingapura é uma das mais importantes do mundo e o número de turistas, principalmente asiáticos, cresceu de maneira surpreendente nas últimas décadas.
Cingapura é também um dos centros industriais mais importantes do mundo, sendo inclusive a sede de algumas grandes empresas como a MobileOne, a MediaCorp, a Singapore Airlines, aStarHub, a DBS Bank Limited, a Flextronics e a Creative Technology Limited.
Faz parte de um tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Oceano Pacífico numa área de livre comércio e que engloba as economias asiáticas, americanas e da Oceania.
Ao contrário dos demais tigres asiáticos, Cingapura não conta commão-de-obra barata, há um excelente nível de escolaridade dos habitantes. A sua população tem excelente padrão de vida, com baixíssimos índices de natalidade, criminalidade, mortalidade infantil e de analfabetismo tendo um HDI elevado. O país é o segundo no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.
O porto da cidade de Cingapura é um dos mais movimentados do mundo, estando tambémlocalizado em um ponto estratégico no Oceano Pacífico, na saída do Estreito de Malaca, permitindo uma massiva entrada e saída de produtos - isso é necessário para manter o país em funcionamento, já que até o alimento e a energia precisam ser importados. Cingapura utiliza seu porto como um ponto onde os navios cargueiros descarregam suas mercadorias para serem redistribuídas por outros navios pelosudeste asiático, e também carregam mercadorias vindas do sudeste asiático para serem levadas ao resto do mundo. O porto de Cingapura obteve uma importância estratégica considerável após a abertura do Canal de Suez, pois os navios que passam pelo canal navegam preferencialmente pelo Estreito de Malaca, caminho mais curto do Oceano Índico ao Pacífico.
Atualmente, a renda per capita de...
tracking img