TIDIRIII Desenv Favelas 1

1374 palavras 6 páginas
trabalho interdisciPlinar dirigido IIi
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

DESENHO na engenharia civil: arquitetura das favelas e o impacto na engenharia civil
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Warlei Agnelo
Augusto Magela, Fagner Bruno Rodrigues dos Santos, João Carlos Félix Coelho, Junio César Braga, Marco Aurélio Pimentel, Tiago Dias Maia, Tiago Medina Gomes Gonçalves.

Resumo  O presente artigo aborda o conceito das favelas sob uma visão da engenharia, suas características e aspectos construtivos.

Palavras-chave: Favelas; saneamento; arquitetura das favelas.

1 INTRODUÇÃO

O desenho é a expressão gráfica que tem por objetivo a representação da forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as necessidades das diversas disciplinas da engenharia, além disso, é muito utilizado como “parâmetro para urbanização de favelas“, são muitas as ações governamentais e sociais que buscam redesenhar as favelas. Os desenhos modernos de casas e prédios das cidades, dificilmente se encaixam nos mínimos espaços que são utilizados para as construções de edificações nas favelas. Observa se formas variadas de casas, obedecendo espaços da sua limitação terrestre, ou seja, o tamanho que há naquele local para tal construção. Com isso na maioria dos casos, foge de qualquer tipo de norma ou projeto de espaçamento entre as casas, bem como qualquer tipo de conforto mínimo exigido para um ser humano viver.

Muitas favelas não têm redes de energia elétricas vinculadas ás concessionárias hidrelétricas, e recorrem então a “gatos”, para desviar energia para suas residências. As ligações são clandestinas, feitas com material velho e inadequado. Podem provocar desde choques em quem passar perto de um fio desencapado, a incêndios e curtos-circuitos, como aquele causado na favela de Heliópolis, matando duas mulheres e uma criança, em Julho deste ano.

A densidade demográfica é alta, há muita gente por

Relacionados