Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TI VERDE















Alunos: Bruno César, Bruno Lohan, Daniel, Gabriel Henrique, Guilherme, Ian e Renato
Matéria: Informática
Professora: kely
1º ano G1












A TI Verde é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o nosso uso da computação. É o gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia deenergia elétrica.

[pic]

Não é novidade alguma o fato de atualmente dependermos profundamente dos computadores para nossa vida, nosso trabalho e nosso lazer. Comprar de tudo via Internet não é luxo, mas hábito estabelecido de muita gente. Porém, tudo isso depende de diversos computadores operando no “meio do caminho”.

As práticas da TI verde buscam reduzir o desperdício e aumentar a eficiênciade todos os processos e fenômenos relacionados à operação desses computadores “no meio do caminho”.

[pic]

Os produtos eletrônicos possuem em sua estrutura metais e compostos químicos como mercúrio, chumbo e cádmio.

Esses compostos químicos podem causar dentre diversos males, anemia, câncer, problemas nos rins, pulmões e afetar o sistema nervoso e reprodutivo, podendo levar ao óbito.

Nosite http://www.green500.org/ é possível conferir a uma lista com os 500 computadores mais econômicos do mundo. E na página http://www.lixoeletronico.org/pagina/agentesencontramos uma lista de empresas que trabalham com coleta de lixo eletrônico.

Somos todos responsáveis pelas coisas que consumimos. O cuidado com o ambiente e, por consequência, com nossa saúde e economia começam em casa.[pic]

Veja abaixo algumas dicas, referente a computadores, que foram extraídas da Revista PnPedição de maio.

Computadores mais rápidos consomem mais energia?
Não necessariamente, é preciso analisar o equipamento. Quanto mais antigo for um computador, mais ultrapassada será sua tecnologia e muito provavelmente gastará mais energia que um modelo novo.

Se analisarmos dois computadores detecnologia recente, o mais rápido certamente vai gastar mais energia que o outro. Entretanto, se compararmos um computador topo de linha atual  com um computador que já foi topo de linha há alguns anos, ele certamente vai gastar menos energia.

Isto acontece, pois os computadores de hoje são desenhados com metas de reduzir o consumo de energia, além de outros fatores como mais capacidade dereciclagem, menores custos de manufatura e, claro, a performance.






Desligar ou não o computador?
Você já deve ter se perguntado se o ato de desligar o computador realmente contribui para aumentar a vida útil da máquina. Se pesquisou pela Internet ou perguntou para algum técnico deve ter encontrado diversas respostas contraditórias. Afinal, o que é melhor: desligar o PC ou deixá-lo ligado otempo todo? Veja abaixo alguns motivos que podem responder á esta pergunta.

Por que desligar?
Existem alguns motivos para que você desligue seu computador de noite e só ligue novamente no dia seguinte:
- Salvo os HDs feitos especificamente para servidores, o mecanismo dos discos rígidos não foi desenvolvido para trabalhar continuamente.
- Os sistemas operacionais, principalmente o Windows,realizam procedimentos críticos durante os atos de ligar e desligar o computador, o que pode levá-lo à falhar.
- Computadores consomem energia, assim, desligar a máquina é uma maneira de economizar com a conta de luz.
- O superaquecimento de um PC pode fazer com que os componentes queimem ou ocorra um curto-circuito. Se o ambiente em que o computador se encontra for quente ou mal ventilado éprovável que a máquina esquente acima do limite se ficar muito tempo ligado.

Por que deixar ligado?
Pode haver necessidade de deixar ligado, para algum download, por exemplo.  Existem vários argumentos para que você deixe seu computador ligado o tempo todo:
- O ato de ligar e desligar os PCs pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e HDs.
- Muitos erros...
tracking img